Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Quem ganha com o petróleo da nossa costa?

Imagem extraída aqui.

Desde 2007 que, 117 das 175 sondagens levadas a cabo no mar português confirmaram a existência de petróleo e gás. Muitos sublinham os possíveis benefícios económicos para o país mercê da redução do seu défice energético. Porém, essa exploração dependerá das contrapartidas para o Estado português.
Teoricamente, o Estado português comprará o combustível extraído em Portugal ao preço praticado nos mercados internacionais. Após descontar todos os custos operacionais de produção, o valor a pagar ao Estado português será de apenas de 5% nos primeiros 5 milhões de barris e de 9% a partir dos 10 milhões de barris. Os contractos de concessão podem ir até aos 55 anos e, pasme-se, a produção de gás fica isenta de qualquer imposto!
Por outro lado, o risco ambiental é enorme, para não falar nos impactos negativos sobre a pesca e o turismo, sobretudo no Algarve.
Acima de tudo, a grande maioria das populações locais, tal como acontece noutros países produtores de petróleo, não tira qualquer benefício dessa produção. Fonte.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue