Imagem pescada pescada aqui.
- Espanha. Infanta Cristina e marido sentam-se no banco dos réus. Irmã do rei de Espanha e o marido enfrentam respetivamente penas máximas de oito e 19 anos de prisão, por envolvimento num caso de corrupção que implica antigos homens fortes do PP. Expresso.
- O antigo ditador da Guatemala, Efrain Rios Montt, vai começar a ser julgado por genocídio e crimes contra a humanidade durante 1982 e 1983. Rios Montt é acusado de ter sido responsável pelos assassinatos de 1771 Ixils Maya. Segundo as Nações Unidas, cerca de 20 mil pessoas morreram ou foram dadas como desaparecidas durante os 35 anos de guerra civil naquele país. TD.
- A Comissão Europeia considerou ilegais os benefícios fiscais concedidos pela Bélgica a 35 multinacionais e que totalizam reduções de cerca de 765 milhões de euros. NYTimes.
- O famigerado banco HSBC contratou o não menos famigerado Henry Kissinger para arranjar uma nova sede para o maior banco europeu. Toronto é uma forte possibilidade. Tudo para fugir aos impostos exigidos pelo fisco britânico. Já em 2012 este banco tinha sido acusado de lavar dinheiro dos cartéis do narcotráfico e de transferir dinheiro para a al-Qaida através de um banco saudita e de contas em offshores das ilhas Caimão. Por parte destas trapalhadas foi multado em 1.9 bilião de dólares. Posteriormente, o HSBC envolveu-se em projetos de produção de óleo de palma em Borneo e em Sumatra, recorrendo a trabalho infantil e escravo. Esta aliança com Kissinger é sinistra. Porque sobre Kissinger pendem processos judiciais em França, Espanha, Chile e Argentina pelo seu envolvimento, enquanto secretário de Estado dos EUA, na Operação Condor, uma campanha de terror e repressão política que incluiu o assassinato de opositores às ditaduras sul-americanas nos anos 1970s. AP.
Sem comentários:
Enviar um comentário