Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Bico calado


Imegem retirada daqui.
  • O estado português tenta há 11 anos reaver 400 mil euros recebidos indevidamente por um colégio privado. A Cooperativa Didáxis, de Famalicão, inflacionou os encargos para receber mais verbas do contrato de associação. Através de sucessivas ações que interpôs nos tribunais, a Escola Cooperativa de Vale S. Cosme, em Riba d’Ave, tem escapado à decisão a que foi condenada: pagar uma multa e devolver o dinheiro ao Estado. Público.
  • Um terço da riqueza gerada no mundo é depositado em paraísos fiscais. RTP.
  • «Zuckerberg doa a Zuckerberg e foge ao fisco. É impressionante a falta de sentido crítico dos nossos media na difusão da notícia da ‘doação’ da fortuna de Zuckerberg à caridade internacional, transmitindo a ideia de um filantropo profundamente generoso, completamente desligado da volúpia do clube dos multimilionários norte-americanos, realizando um sacrifício pessoal por ‘um mundo melhor’. Quando se lê com rigor a carta de Zuckerberg, percebemos que doará durante os próximos 45 anos (a doação não é imediata) 99% da sua participação na Facebook (cerca de 45 mil milhões de dólares) à fundação Chan-Zuckerberg que pertence à própria família Zuckerberg. Foi registada como uma sociedade de responsabilidade limitada, ou seja uma Chan-Zuckerberg Ltda. e não uma fundação caritativa. Este estatuto não obriga Zuckerberg a aplicar o dinheiro em ações caritativas, permitindo-lhe investir em tudo o que quiser, inclusivamente em investimentos lucrativos. Zuckerberg poderá também transferir para a fundação os lucros da sua participação na Facebook escapando aos impostos, mas ainda mais interessante é a possibilidade da sua família herdar a sua fortuna via fundação sem ser taxada. Nada disto é novo, a fundação da família de Bill Gates funciona em moldes semelhantes e como já foi denunciado em várias peças de jornalismo de investigação, a sua atividade económica mais importante é o investimento em fundos e em produtos financeiros. (…)». Rui Curado Silva.
  • «Que os incultos, alienados, manipulados e mal-educados militantes ou simpatizantes do PSD e do CDS, agora unidos na mentira e nos interesses que todos conhecemos, tenham atitudes menos dignas, percebe-se e, até, se desculpa. «Coitados, eles não sabem o que dizem...». Mas é um desconsolo, diria mesmo um vómito, ver estes Senhores Deputados e Doutores a portarem-se desta maneira reprovável a todos os títulos. Fica-lhes mal, ofendem a Casa da Democracia e a maioria dos portugueses . Felizmente que os seus risos e sorrisos denunciam a vazio das suas personalidades como políticos. E isso é muito importante porque mostra, mesmos àqueles que os apoiaram, o logro em que se deixaram cair.» António Galopim Carvalho, FB 3dez2015.
  • Admiram-se de uma socióloga, no concurso «Quem quer ser Milionário» (RTP1 3dez2015) não saber distinguir a forma do futuro do verbo 'fazer'? Já Cavaco Silva conjugava mal o mesmo verbo. Ora veja aqui: https://youtu.be/MXc3CVvtOMY

Sem comentários: