Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Reflexão – TTIP, um desastre


O texto integral do Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP ou TAFTA) foi divulgado. Confirma-te tudo o que de mau sobre ele já tinha sido dito através de subtis fugas de cópias de rascunhos.

É, de facto, um desastre para o emprego, para o Ambiente, para a democracia e para o futuro da economia global, afirma Nick Dearden, da Global Justice Now. Mais do que vender produtos, reescreve as regras da economia global a favor das grandes multinacionais. É semelhante ao North American Free Trade Agreement (NAFTA), de há 20 anos, que foi ótimo para os mais ricos e um desastre emn tudo para o resto das pessoas. O NAFTA aprofundou as desigualdades e provocou enorme desemprego nos EUA e o TTIP é a versão turbo do NAFTA.
Para Michael Brune, do Sierra Club, o TTIP vai destruir décadas de progresso ambiental, vai ameaçar o nosso clima e não vai preservar a vida selvagem porque foram os grandes poluidores que ajudaram a escrever o acordo Via Common Dreams.
http://www.commondreams.org/news/2015/11/05/full-text-tpp-released-public-and-its-horrible

Para mais informação sobre este «acordo», valerá a pena (re)ler os textos publicados até ao momento por Ambiente Ondas3.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue