Barragem de Ortiga (Belver). Foto: De Mattos Sébastien 23nov2015.
- A Barragem de Ortiga (Belver) por vezes não tem água a jusante e a que há está poluída por descargas contínuas de efluentes químicos. As águas do Tejo páram durante 8 horas por dia, garantem os vizinhos. Isto impede a desova de muitas espécies de peixe.
- Em 29 países, Portugal é o12º que menos impostos verdes arrecada, admitem estatísticas oficiais referentes a 2013. Os países que mais arrecadaram foram a Eslovénia, a Bulgária e a Croácia, enquanto que a Bélgica, a França e a Alemanha foram os que menos faturaram.
- Matos Fernandes é o novo ministro do Ambiente e Transportes. Natural de Águeda, Matos Fernandes foi presidente da APDL – Administração dos Portos de Douro e Leixões, ente 2008 e 2012, e da APVC – Administração do Porto de Viana do Castelo, entre 2009 e 2012, tendo ainda acumulado o cargo de presidente da APP – Associação dos Portos de Portugal. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, possui ainda um Mestrado em Transportes, pelo Instituto Superior Técnico. Foi Adjunto do Secretário de Estado dos Recursos Naturais (1995-1997) e chefe de Gabinete do Secretário de Estado Adjunto da Ministra do Ambiente (1997-1999). O engenheiro civil, de 48 anos, deixa agora o cargo de presidente do conselho de administração da empresa Águas do Porto para tutelar o ministério que enfrenta a crispação dos autarcas devido à reestruturação do setor das águas. É público que tem sido um crítico deste processo. O Ministério do Mar vai ser liderado por Ana Paula Vitorino, antiga secretária de Estado dos Transportes do Governo de José Sócrates.
- A lama de resíduos tóxicos que resultou do colapsoruptura de uma barragem de retenção de minério em Mariana, Minas Gerais, a 5 de Novembro, já percorreu todo o caudal do rio Doce e desagua agora no mar. Depois de percorrer 650 Km do caudal do rio Doce aolongo de 16 dias, a lama pode ainda cobrir a costa de RegÊncia, no Espírito Santo, numa extensão de 9 Km. Público. Videos da catástrofe aqui.
- Inúmeras crianças norte-americanas estão a processar o governo do país sobre questões relacionadas com as alterações climáricas. Fazem-no apoiadas pela Our Children’s Trust e até agora não têm tido grande sucesso. Think Progress.
Sem comentários:
Enviar um comentário