Praia de Santa Bárbara, Ribeira Grande, São Miguel. Foto:
Mário Nelson 11mar2015.
- Um festival de Surf previsto para se realizar este Verão no Algarve foi cancelado por falta de suficientes apoios por parte das empresas regionais. O festival fazia parte de uma campanha, lançada em agosto de 2013, contra a exploração de petróleo e gás ao largo da costa algarvia e a favor do reforço dos investimentos em energias renováveis. Apenas 6 das 3 mil empresas contatadas evidenciaram interesse e empenho em prestar apoio. Muitas alegaram receio de eventuais represálias de caráter político. Autarquias houve que condicionaram o seu apoio à retirada, por parte dos organizadores do festival, da campanha contra a exploração do petróleo e do gás por parte da Repsol e da Galp.
- A câmara de Santo Tirso espera poupar 140 mil euros por ano em iluminação pública. Para tal vai substituir 2 mil lâmpadas convencionais por tecnologia LED.
- A mega-barragem de Santa Rita, projetada para a Guatemala, cujos créditos de carbono serão negociáveis no âmbito do sistema de comércio de emissões da UE, tem sido associada a graves violações dos direitos humanos, incluindo a morte de seis indígenas, dois deles crianças. Até agora vários bancos de fomento e de desenvolvimento avançaram com 250 milhões de dólares.
- Os naturais de U'wa, no nordeste da Colômbia, acabam de registar uma vitória decisiva e histórica após a estatal petrolífera Ecopetrol ter abandonad o local de perfuração de gás nos seus territórios.
Sem comentários:
Enviar um comentário