Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

No Corvo todos têm paineis solares


Imagem retirada daqui.
  • A fatura do gás na ilha do Corvo desceu 40% porque todas as casas têm painéis solares. A iniciativa de instalar panéis nas 145 casas da mais pequena ilha dos Açores partiu da câmara municipal, à data liderada por Manuel Rita. em parceria com o Governo Regional. A poupança faz-se sentir nos bolsos dos habitantes do Corvo e no orçamento regional, que subsidia o transporte das garrafas de gás até à ilha.
  • As energéticas alemãs RWE AG e EON SE colocaram as suas centrais a gás à venda. Tudo com um deconto de 30%, incluindo o transporte e a instalação no local desajado.
  • O plano da britânica Oxitec de lançar na Flórida mosquitos machos geneticamente modificados para reduzir a ameaça da dengue e outras doenças está a provocar protestos de moradores. 145 mil pessoas subscreveram uma petição rejeitando que um paraíso para amantes da pesca e do mergulho se torne um laboratório para insetos mutantes. Apesar de a Oxitec garantir o sucesso da tecnologia já testada nas ilhas Cayman e no Brasil, os adversários alegam que a investigação da Oxitec não foi analisada nem mereceu revisão paritária.
  • 31 pesticidas poderiam ter sido proibidos por causa dos riscos potenciais para a saúde, se um documento da UE não tivesse sido «abafado» por funcionários superiores sob pressão dos gigantes da indústria química Bayer e BASF e que sugeria maneiras de identificar químicos em pesticidas ligados a perturbações fetais, mutações genitais, infertilidade e outras doenças inclundo o cancro. O mês passado, 11 eurodeputados queixaram-se ao comissário para a segurança da saúde e da alimentação pelo facto da UE não ter honrado os seus compromissos para com a saúde das pessoas edo Ambiente. A secretária-geral da CE Catherine Day, já veio dizer que a culpa da situação resideu nas falhas de comunicação entre os departamentos da saúde (Sanco) e a comissão do Ambiente (Envi), o que é perentoriamente negado por responsáveis que a acusam de forte influência. Para ter uma pequena ideia das pressões das gigantes químicas sobre os legisladores europeus, convém (re)ler o que sobre o assunto o Ambinete Ondas3 escreveu em 2 de maio e 11 de outubro de 2013.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue