sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Protetores solares são maus para as microalgas


Lagoa do Fogo. Foto: Paulo Machado 3ag2014.
  • Os cremes solares, depois de aplicados, libertam-se no mar durante o banho, reagem com a radiação ultravioleta da luz solar e produzem um forte agente oxidante, o peróxido de hidrogénio, que é mau para as microalgas marinhas, revela uma investigação do Consejo Superior de Investigaciones Científicas. Calcula-se que, numa praia de Maiorca e em apenas um dia de verão, se despejem no mar 4 kg de nanopartículas de dióxido de titânio proveninetes de protetores solares.
  • Um novo lago apareceu no meio do deserto da Tunísia. Chama-se Lac de Gafsa. Alguns geólogos sugerem que a atividade sísmica pode ter interrompido a mesa de água natural, empurrando a água de aquíferos subterrâneos para a superfície.
  • O aumento da procura e do consumo de peixes criados em aquacultura provocou imensos problemas. A explosão de doenças, parasitas e sobrepopulação obrigaram à introdução de pesticidas e de drogas, que não só contaminaram a comida produzida como também fizeram aumentar as escorrências e os resíduos que poluem o ambiente circundante.

Sem comentários: