segunda-feira, 19 de maio de 2014

Brasil vai conseguir despoluir Baía de Guanabara?


Fajã do Ouvidor, S. Jorge. Foto: Dulce Pessoa, 17mai2014.
  • Sistema de macroalgas em Ílhavo filtra a água que fica suja depois de ser utilizada pelos peixes da aquacultura multitrófica integrada. A Algaplus produz e vende farinha de alga e algas desidratadas para empresas estrangeiras, que as usam na alimentação e na cosmética. 
  • O ministério do Ambiente norte-americano vai, finalmente e com mais de 10 anos de atraso, atualizar os padrões de qualidade do ar junto das refinarias dos EUA.
  • Ativistas da Greenpeace ocuparam uma madeireira perto de Belém, com o objetivo de denunciar a situação inaceitável em que se encontra o setor de madeira da Amazônia. O abate ilegal de floresta é regra na Amazónia, e é alimentado pelas falhas no sistema de controlo do próprio governo. Muita madeira abatida ilegalmente acaba por ser exportada mediante a utilização abusiva de documentos falsos. Para ajudar a combater o problema, por que não enviar uma mensagem a Dilma e aos candidatos à Presidência da República?
  • O Brasil não vai poder cumprir o objetivo de reduzir em 80% a poluição da Baía de Guanabara que provém de esgotos não tratados. Mais referências sobre este problema podem ser encontradas aqui.
  • Ativistas dos direitos dos animais processaram a cidade de Wakayama, no oeste do Japão, por impedirem visitantes com aspeto de estrangeiros de visitarem o seu museu da baleia. A ciade já tinha sido condenada internacionalmente por caçar golfinhos.

Sem comentários: