terça-feira, 25 de março de 2014

Bico calado

  • David Graeber, no Guardian de 18 de março, troca por miúdos o que o próprio Bank of England revela num estudo intitulado "Money Creation in the Modern Economy". O documento dá razão às teorias mais populistas divulgadas pelo movimento Occupy Wall Street segundo as quais nunca haverá falta de dinheiro e a austeridade é uma grande treta. Este artigo apareceu há precisamente uma semana e nenhum dos politólogos ou tudólogos disponíveis nos celeiros das televisões desceu a terreiro para perorar e cotejar o conteúdo daquele documento. Aposto que teriam debitado horas de paleio, e quem sabe, teria havido um ou outro levantamento popular se o Banco de Inglaterra tivesse chamado pedante a José Mourinho ou pateta ao Cristiano Ronaldo.
  • O BES foi  multado em mais de um milhão de euros por infracções à normativa sobre prevenção de branqueamento de capitais. 
  • “Chamem-se fascistas ou não, o que esta gente tem de comum é uma insinceridade e deslealdade de base em relação à democracia. A democracia só lhes interessa para manipular até chegar ao poder. E uma democracia sem ideias abre-lhes o caminho. Uma democracia que não acredite no futuro pode bem acabar por não o ter.” Rui Tavaares in A Europa e o refascismo, Público de 24mar2014.
  • Como os chamados media de referência têm fabricado notícias recentes e feito certos lideres parecerem mais fortes do que na realidade. RT/Youtube (13:20). Talvez por isso tenham vindo a descer nas audiências...

Sem comentários: