sábado, 13 de julho de 2013

Contos proibidos (50)

“No dia 23 de Novembro, já em fase de digestão do previsível desastre eleitoral, encontrava-se reunida a Comissão Nacional do PS no Largo do Rato quando recebi uma estranha chamada telefónica. Era o chefe da estação da CIA junto da Embaixada dos EUA a dizer que tinha urgência em falar comigo. Eu disse-lhe que estava convidado para jantar nessa noite em casa do ministro-conselheiro da embaixada, Jim Creagan, e que poderíamos falar então. Disse-me que era da máxima urgência e eu, que tinha falado com ele pouco tempo antes a pedido de Mário Soares, pensando tratar-se do assunto discutido, encontrar-me-ia com ele minutos depois num café no Largo do Rato. Disse-me então, para minha surpresa, que necessitava urgentemente de falar com Mário Soares. Disse-me que o governo dos Estados Unidos necessitava da ajuda de Soares para convencer o novo governo a autorizar um avião israelita numa «missão humanitária» a aterrar em Lisboa e transferir a carga para um outro avião. Aparentemente a CIA encontrara dificuldades de contacto com o recém-chegado governo de Cavaco Silva e vinha fazer um apelo à velha amizade com o então candidato presidencial.(...) Mas viria a descobrir, por mera coincidência, que o célebre avião israelita em «missão humanitária» não era mais que um dos carregamentos de mísseis «HAWK» a caminho de Lisboa «onde deveriam ser transferidos para outro avião» que deveria seguir para o Irão, no quadro do «Irangate» que tanta tinta faria correr.”

Contos proibidos, por Rui Mateus – Publicações D. Quixote lda, 1996, pp258-259

Sem comentários: