Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Reflexão - esconde-te e paga outros para o fazerem por ti

Os milionários controlam a propaganda política enquanto se mantêm escondidos e pagam outros para promoverem as suas agendas brutais, escreve George Monbiot no Guardian de 18 de fevereiro de 2013.

Pontos a reter:
  1. Qual a diferença entre uma reconhecida empresa de relações públicas que recebe dinheiro de uma corporação ou milionário e um alegado pensador patrocinado pela mesma fonte para promover a mesma agenda?
  2. As corporações e os seus donos aprenderam a esconder as suas mãos. Tendem a evitar os media, conscientes de que elas podem magoar-se se forem vistas a promover a agenda brutal que favorece os seus interesses. Aprenderam com as tabaqueiras: esconde-te e paga outros para o fazerem por ti.
  3. As corporações e os milionários precisam de uma rede de organizações pseudo-independentes para produzir argumentos plausíveis a favor das suas posições. Uma vez desenvolvidos, esses argumentos serão facilmente divulgados. A maioria dos media está nas mãos de milionários felizes por promoverem o trabalho de gente patrocinada pela mesma classe.
  4. É desta maneira que os milionários conseguem dominar a propaganda política, sem se declararem. Os seus tarefeiros são inteligentes e bem preparados, com dinheiro que os adversários nem sonham. São peritos em manipular a fúria pública que, de outro modo, poderia ser canalizada contra os seus patrocinadores: as pessoas que exploram a economia, que fazem do planeta a sua lixeira, que não pagam impostos e exigem que os pobres paguem os erros dos ricos. A fúria, graças ao trabalho destes tarefeiros, é redirecionada para as vítimas ou opositores dos milionários.

Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue