Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 12 de janeiro de 2013

500 golfinhos juntos ao largo do País de Gales


Unacceptable Levels é um documentário que escalpeliza e denuncia as inúmeras substâncias tóxicas com que nos relacionamos diariamente. Tudo aconteceu depois da mulher do realizador Ed Brown ter sofrido dois abortos...
  • O deputado regional do PCP Edgar Silva acusa o presidente do governo regional madeirense, Alberto João Jardim, de esconder o problema da dengue com receio de perder receitas do Turismo. Por isso exige uma estratégia europeia de combate à febre do dengue para evitar que a doença se torne num problema de todo o continente quando as temperaturas voltarem a subir. RTP. Uma investigação recentemente levada a cabo no Brasil confirma o que já era do domínio público, tendo apenas determinado dados matemáticos: o risco de dengue aumenta quando a temperatura supera os 26 graus centígrados, já que o transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti, se desenvolve melhor com temperatura mais alta. Além disso, foi observado aumento da média de chuvas de quase mil milímetros entre os meses de dezembro e março no Rio de Janeiro, o que também contribui para a proliferação dos mosquitos transmissores. Envolverde.
  • Os sapos-parteiros (Alytes obstetricans) desapareceram da maioria dos locais onde habitavam na serra da eStrela, a altitudes acima dos 1200 metros. A causa deste declínio, que um estudo avalia em 67%, é um fungo (Batrachochytrium dendrobatidis) que tem afectado espécies de anfíbios em todo o mundo. Público.
  • Um grupo de 500 golfinhos foi avistado por turistas que se deslocavam de Rosslare para Fishgard, ao largo da costa de Pembrokeshire, País de Gales. BBC.
  • O New York Times vai terminar com a equipa de 9 jornalistas que cobriam temáticas ambientais desde 2009. A culpa é, dizem os responsáveis, da interdiciplinaridade, da multiplicidade dos temas que atualmente se cruzam com os ambientais. O LATimes Green anunciou anteontem no twitter que ia fechar a sua conta. Certamente a situação é semelhante à do NYTimes.

Sem comentários: