Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 27 de outubro de 2012

Negócio de águas por esclarecer


Foto: Kuncahya B./Corbis
  • As autarquias associadas da Águas do Mondego querem reunir com a ministra do Ambiente, Assunção Cristas, para tentar perceber se a proposta entregue pela Águas de Portugal, relativamente à fusão de três empresas na região, resulta de uma ordem ministerial ou se teve outro tipo de origem. Diário das Beiras.
  • Uma fuga de água radioativa detetada na central nuclear de Flamanville não causou qualquer dano aos funcionários e ao Ambiente, garantem aos responsáveis. Só em 2011, houve 66 ocorrências de tipo 1 nas centrais nucleares francesas, diz a ASN citada pela Reuters.
  • A Siemens está a abandonar os seus negócios de energia solar na sequência de cortes nos subsídos governamentais, à forte concorrência dos paineis solares chineses e aos sucessivos prejuízos em países como a Grécia e Espanha. Reuters.
  • The Human Experiment, narrado por Sean Penn, é um documentário que segue três famílias com problemas graves de saúde, onde há um caso de cancro de mama, uma criança autista e um caso de infertilidade. Estes casos conduzem-nos à identificação de substâncias químicas responsáveis por esses problemas e, daí, à luta pela defesa da saúde pública. Vimeo (2:16). É difícil não ser alarmista. Há cada vez mais casos de infertilidade, cancro da mama, e autismo e ninguém sabe porquê. 93% dos americanos têm bisfenol no sangue. Temos que exigir testes rigorosos e regulamantação. Entretanto, é bom não abusar dos cremes solares, tentar usar apenas champô natural, abrir as janelas da sua casa e aspire-a com frequência, colocar plantas nos quartos de cama, usar produtos de limpesa à base de vinagre ou soda, evitar produtos enlatados e evitar aquecer ou refrigerar alimentação dentro de recipientes plásticos. 
  • A justiça federal decretou a expulsão de 170 índios na terra em que vivem, em Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, à margem do Rio Hovy. Os Kaiowá-Guarani dizem que estão isolados, cercados pro pistoleiros, que não vão ser capazes de sobreviver. O apelo dos índios tem merecido até agora o silêncio dos governos e dos media. Jornal da Gazeta.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue