Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

  • A União Europeia, através do Regulamento REACH (aprovado em 2007 após anos e anos de oposição por parte da Indústria Química), vai proibir o uso de produtos contendo diclorobenzen, uma substância que entra na composição de ambientadores e pastilhas de urinóis. Dá cheirinho mas é cancerígeno e potencia problemas graves não só de fígado e rins, mas também respiratórios.
  • O sismo de Lorca, em 2011, foi provocado por falha criada na sequência de extração de água subterrânea numa zona a sul da cidade de Lorca (Múrcia, Espanha), revelaram cientistas da University of Western Ontario.
  • Seis cientistas e um técnico governamental foram condenados a 6 anos de prisão acusados de negligência e homicídio involuntário por não terem lançado um alerta para o terramoto que matou mais de 300 pessoas em Láquila, Itália, em 2009. 
  • Os dez países da Bacia do Congo que partilham a segunda maior floresta tropical do mundo pedem 1500 milhões de euros para a proteção das florestas e contra os gases com efeito de estufa. AFP/Público.
  • Tete é um íman de investimentos em minas de carvão que fizeram triplicar a população original e estimularam a construção de ruas, hoteis, uma linha de comboio e bancos. BBC.
  • Cinco mil cruzes foram colocadas no relvado da Esplanada dos Ministérios, próximo do Congresso Nacional. O protesto, organizado por comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos, simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente os guaranis kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que hoje é a etnia que mais sofre com a violência fundiária. EcoDebate.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue