domingo, 29 de abril de 2012

Onde colocar contentores de lixo?



  • Questiona-se, numa rede social, a colocação destes contentores à porta da Escola Roberto Ivens, em Ponta Delgada, em frente ao Teatro Micaelense. Há quem diga que a sua localização não é a ideal e que os contentores não dignificam o lugar. É ecidente que os contentores de recolha de lixo não são, em princípio, objetos de decoração e embelezamento de um local. O seu objetivo é muito prático e direto, por vezes escatológico. Infelizmente, incomodam, são desconfortáveis, por vezes agridem a vista e o nariz. Eles representam a fatura do nosso consumismo, dos produtos que compramos com cada vez mais embalagem e embrulho, cada vez mais feitos para durarem pouco, para terem um prazo de validade, para não terem conserto, para serem jogados fora à primeira avaria porque o custo da mão de obra para os reparar se tornou quase proibitivo. Sendo este um edifício que alberga uma escola, a alternativa poderia passar por os colocar no seu interior. Mas isso implicaria um porteiro de plantão à hora da chegada do camião do lixo e, depois, eventuais queixas dos meninos e dos papás por causa dos maus cheiros ou do ruído do camião e das tampas dos contentores. Qualquer que seja a opção escolhida, haverá sempre maneira de alguém se queixar, como na estória do velho, do rapaz e do burro. No essencial, o problema é que toda a gente produz lixo mas não o quer depositar temporariamente perto do sítio onde vive ou trabalha. Parte da solução será produzir-se menos lixo. Como? Já alguma vez se interrogou por que razão os produtos têm embalagens a mais? Por que se deixou de vender/comprar avulso?
  • executivos camarários que parece não saberem onde gastar dinheiro. Passeios renovados há relativamente poucos anos acabam de ser eliminados para fazer sabe-se lá o quê. Lamentável. Depois queixam-se de estar a perder a confiança e o respeito de quem neles votou.
  • Uma praga de salpas está a causar problemas ao funcionamento da central nuclear de Diablo Canyon, na Califórnia, tendo obrigado ao seu encerramento temporário. MSNBC.

Sem comentários: