segunda-feira, 18 de abril de 2011

Lisboa reduz iluminação noturna

Santa Cruz, Lagoa - de onde me encontro, envio um abraço Atlântico a todos os leitores do Ondas3. Boa Páscoa!

  • A câmara de Lisboa vai reduzir em uma hora o período de iluminação exterior noturna dos monumentos nacionais localizados no município, o que representará uma poupança de 28 mil euros. Público. Estou à espera de ver mais autarquias fazerem o mesmo. Onde está o vosso patriotismo, senhores autarcas? Não quereis contribuir para a poupança geral? E que dizer da hierarquia eclesiástica? Onde está a vossa caridade, senhor Bispo? A igreja matriz da Lagoa, bem no centro da fotografia desta posta, gasta uma pipa de massa apenas com os focos que a iluminam por todos os lados durante todas as noites. Se estivessem apagados não haveria poupança para ajudar a pagar as obras que neste momento estão a ser feitas nos altares?
  • A Seprona identificou 21 lixeiras ilegais na zona de Madrid. Ambientum.
  • Património natural norte-americano como o Grand Canyon, o Mount Rushmore e o parque nacional de Yosemite correm risco se Obama levantar a moratória que proíbe a extração de urânio naquelas zonas. The Guardian.
  • A poluição produzida no mar pode confundir e até mesmo magoar peixes, golfinhos, lulas e outros cefalópodes, alerta um estudo da Universidade Técnica da Catalunha, em Barcelna. MSNBC.
  • Os pássaros urbanos cantam mais tempo para assim conseguirem compensar os efeitos negativos do ruído das cidades, principalmente do trânsito, concluiu um estudo espanhol. Público.
  • Níveis perigosos de  iodine foram detetados ao largo da costa japonesa, no enfiamento da central nuclear de Fukushima. Seafood Source.

3 comentários:

mfm disse...

Boa Páscoa. É aproveitar enquanto é tempo.Por cá chove e troveja.

lupuscanissignatus disse...

Aproveita bem por terras de Nemésio.

Abraço.

OLima disse...

Obrigado mfm e lupus. Antero de Quental está mais perto :)