domingo, 29 de novembro de 2009

Térmitas não poupam Angra


Lagarta passeando-se algures em Couto de Esteves
  • A praga das térmitas continua a alastrar em Angra do Heroísmo, avisam investigadores do Grupo de Biodiversidade do Departamento de Ciências Agrárias. O combate pode ser efectuado através de alta tecnologia de temperatura, sistema que consiste em lançar ar quente com humidade a uma temperatura de 50 graus, o que mata as térmitas incrustadas nas madeiras. As ilhas de Santa Maria, S. Miguel, Terceira e Faial estão afectadas pela térmita da madeira seca (Cryptotermes brevis), as ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial pela térmita das árvores de pescoço amarelo (Kalotermes flavicollis) e o Faial pela térmita subterrânea (Reticulitermes grassei). Diário dos Açores.
  • As chuvas e sobretudo os ventos fortes que se abateram sobre São Miguel nos últimos dias provocaram ondulação na Lagoa das Furnas que acabou por revolver os nutrientes dentro de água. Em resultado disso, esses nutrientes foram arrastados para as margens da lagoa, acumulando-se sob a forma de espuma e libertando maus cheiros. Açoriano Oriental.
  • Duas máquinas já começaram a retirar os jacintos-de-água no Rio Novo do Príncipe, junto à Ponte de Vilarinho, em Cacia.
  • Abate de Árvores no Jardim do Príncipe Real, por Rosa in Árvores de Portugal.

Sem comentários: