quarta-feira, 20 de julho de 2016

Pássaros mais agressivos na cidade do que no campo

Foto de Rui Tavares. 
  • Os resíduos eletrónicos têm crescido 20% por ano em Espanha. Cada espanhol produz, em média 17 Kg de resíduos eletrónicos por ano. Consequências graves desta tendência concentram-se nos elementos tóxicos como o brómio, o cádmio, o fósforo e o mercúrio uma vez que podem provocar danos graves ao Ambiente e à saúde das pessoas se não forem tratados convenientemente. i.Ambiente.
  • Levantam-se protestos contra a construção de uma albufeira e barragem em Pocem, no rio Vjosa, na Albânia. Este tipo de projeto, a cargo de duas empresas turcas, não é o único. O novo governo albanês terá assinado 178 programas de concessão para a construção de 502 hidroelétricas no país, tendo em conta a previsão de um aumento de procura de energia na ordem dos 136% até 2030. Terra Daily.
  • O governo canadiano aprovou o uso de uma substância química altamente controversa para dispersar os derrames de petróleo no oceano, apesar da crescente evidência científica sugerir que até pode intensificar a toxicidade do petróleo. O Corexit EC 9500A foi desenvolvido pela Exxon há 50 anos e é apresentado como capaz de dispersar o petróleo me profundidade. Este produto foi aplicado pela BP após a catástrofe ecológica do Deepwater Horizon no Golfo do México em 2010, tendo muitos técnicos duvidado da sua real eficácia, salientando os efeitos tóxicos deste emulsionante. The Tyee.
  • Os pássaros suburbanos têm comportamentos mais agressivos do que os pares que vivem em zonas rurais. A desproporção entre espaço e recuros será uma das razões, sugere Scott Davis, da Virginia Tech. Terra Daily.

Sem comentários: