Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 26 de julho de 2025

BICO CALADO

  • Um estudo demonstrou os efeitos positivos de uma semana de trabalho de quatro dias sem redução de salário, resultando numa melhoria da saúde física e mental e num trabalho mais eficiente. Fonte.
  • "Li por aí que DONALD TRUMP, no seu tempo de mancebo, inventou que tinha pés chatos para fugir à tropa e à Guerra do Vietnam. E que o médico que lhe confirmou a coisa era inquilino do pai dele. Médico que, pelo favor da falcatrua, não pagou renda durante vários anos!... E assim veio-me à memória que, em idênticas circunstâncias, o nosso Presidente Marcelo – tão patriota que ele foi e é! –, nos idos de 1970, também se serviu de desculpas várias, para não ser militar e assim se livrar da Guerra Colonial. O mesmo Marcelo que, no entanto, se passeou então galhardamente pelos salões da cidade de Lourenço Maques (atual Maputo), onde o pai Baltazar era Governador Geral. E que agora Presidente não perde ensejo e ocasião de se passear por todos os Palop’s, a fazer tristes figurinhas… “Idos de 1970” (e 1960!), quando milhares de jovens da sua idade (de Marcelo!) malharam com os costados nas guerras de Angola, Moçambique e Guiné, por onde, de G3 em punho, perderam longos meses da sua juventude, quando não perderam muito mais. (Eu - que sou mais novo três meses que Marcelo! - fui um deles que, pelo Norte de Angola e Cabinda penei de 10 de junho de 1972 a 18 de agosto de 1974!...) Artur Vaz, Dois valentões.
  • “(…) Singh trabalha cá, tem contrato permanente, não quer sair do país, pediu os seus documentos, explicou por que devem ser deferidos. E está detido porque as mesmas autoridades que o acusam de não cumprir o alegado “dever de abandono” do país invocam o “risco de fuga” para o prender. A empresa, sugere-se, poderia estar a utilizar “atividade de cidadão estrangeiro em situação ilegal”. Sucede que Singh não está numa situação ilegal, mas sim irregular por não haver uma decisão final da AIMA. E a empresa não utilizou de forma ilegal a sua força de trabalho, na medida em que lhe fez um contrato, declarou o empregado ao Estado e à Segurança Social, paga mensalmente o salário e o subsídio de refeição, desde o início de 2023, e as contribuições relativas a este trabalhador. A empresa fez tudo legal: cumpre as obrigações, declara o trabalho prestado. O único incumpridor é o Estado: não regulariza os documentos, não respeita os procedimentos e privou um cidadão de liberdade sem fundamento plausível. (…)” José Soeiro, Testemunho sobre a vergonha que sinto Expresso 24jul2025.
  • Quem são os donos de Portugal que apoiam André Ventura? Esquerda. Via Estátua de sal.
  • O professor reformado Jon Farley, de 67 anos, foi detido por terrorismo durante um protesto silencioso em Leeds por segurar um cartaz com uma caricatura da revista satírica Private Eye que brincava com a recente proscrição do grupo Palestine Action pelo governo. Fonte.
  • Trinta e quatro antigos embaixadores da União Europeia publicaram uma carta aberta nas redes sociais apelando a uma ação imediata contra Israel.

Sem comentários: