Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 14 de maio de 2025

BICO CALADO

  • O legado de Ursula von der Leyen como Presidente da Comissão Europeia enfrenta um enorme desafio esta semana, quando o Tribunal de Justiça da UE decidir sobre as mensagens de texto secretas que trocou com o patrão de uma empresa farmacêutica que assinou um negócio de vacinas de vários milhares de milhões de euros com Bruxelas. O Tribunal de Justiça da UE decidirá se a Comissão violou as regras de transparência ao recusar-se a divulgar o conteúdo da sua conversa de texto com o diretor executivo da Pfizer, Albert Bourla. A decisão "Pfizergate" não só terá implicações profundas para a forma como os altos funcionários do bloco conduzem os negócios à porta fechada, como também poderá lançar uma sombra sobre o segundo mandato de cinco anos de von der Leyen ao leme. Fonte.
  • A Dinamarca envia mil milhões de dólares para desenvolver a indústria de armamento ucraniana utilizando fundos russos apreendidos. Fonte.
  • A DroneAid Lisbon produz e ministra formação sobre como produzir drones para o esforço de guerra ucraniano. O Estado português não tem qualquer controlo sobre esta empresa, que ninguém sabe quem a detém, quem a gere e quem é sua cliente. Na verdade, nem se sabe se é mesmo uma empresa, um movimento ou o que for. Fonte.
  • Porque é que odeias imigrantes que pagam impostos e admiras bilionários que não os pagam? Mohamad Safa, diplomata libanês.

Sem comentários: