Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

BICO CALADO

Foto: Anadolu/Getty Images

  • Carlos Lobo, advogado e antigo secretário de Estado de um governo de José Sócrates, foi consultor do Governo de Montenegro para o decreto no centro da polémica e é sócio de várias empresas do ramo imobiliário. Fonte.
  • O governo de Montenegro avalia a segurança social e as reformas antecipadas. Com que intenção? Já andam atrás dos 5% para a guerra da Nato? Fonte.
  • O Mal. Sociedade Civil, Episódio 18, 29jan2025 – RTP Play.
  • “Temos 30.000 camas em Guantánamo para deter os piores criminosos estrangeiros ilegais que ameaçam o povo americano". Trump durante a cerimónia de assinatura da Lei Laken Riley, um projeto de lei sobre a detenção de imigrantes. Fonte.
  • A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) foi hoje proibida de operar em Jerusalém Oriental Ocupada e em Israel. A proibição proíbe igualmente os contatos entre o pessoal da UNRWA e as autoridades israelitas, o que suscita incertezas quanto à forma como serão afetadas as operações nos territórios palestinianos ocupados. Fonte.
  • “A IA nunca foi uma tecnologia proprietária em si mesma. O código subjacente de todas as empresas de IA foi sempre de fonte aberta. O que fez da IA americana uma mercadoria quase privada foi a forma como estes modelos foram treinados utilizando enormes quantidades de dados privatizados. Deve traduzir-se privatizados por dados roubados, os seus dados, os meus dados. (…) O DeepSeek furou a bolha da empresa de IA dos EUA ao descomoditizar os resultados do treino do modelo e ao fazê-lo a um custo ínfimo para si próprio, transferindo os resultados dos modelos treinados em IA de trás de uma barreira de pagamento para o domínio público. Poucos dias após o lançamento da última versão do DeepSeek, programadores de todo o mundo começaram a construir os seus próprios modelos com base no DeepSeek. Este foi o pesadelo dos fornecedores americanos de serviços de IA das grandes empresas tecnológicas, que têm vindo a oferecer os resultados dos pedidos como uma mercadoria sob a forma de subscrições.” YanisVaroufakis.

Sem comentários: