Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

BICO CALADO

 Harun Ozalp/Anadolu/Getty Images

  • A concelhia do Partido Socialista da Figueira considera ‘que o Orçamento Municipal para 2025 é um mau orçamento e reflete a estratégia errática do hoje sim, amanhã não, e dos projetos anunciados e não concretizados, das obras prometidas para as freguesias inscritas nos orçamentos e sempre adiadas’. O PS, que detém a maioria na Assembleia Municipal, votou dividido o Orçamento municipal para 2025, proposto por Santana Lopes. Na Assembleia, a maioria dos deputados socialistas absteve-se, três votaram a favor e um contra. Na câmara, um elemento da vereação tinha votado a favor e três contra. João Portugal, o líder da bancada socialista na assembleia municipal, o coninhas que é também presidente da Federação rosinha de Coimbra, esteve ausente da votação. E ainda não disse ai nem ui. Joãozinho também preside ao inefável e seletíssimo Club de Tennis e à assembleia geral da associação particular Goltz de Carvalho de solidariedade social. Ah, também integra o conselho diretivo de uma coisa privada que dá pelo nome de Instituto Luso-Árabe para a Cooperação e curiosamente, ou talvez não, também nunca se lhe ouviu um pio sobre o que se passa na Palestina.” Fernando Campos, A abstenção (violentamente absentista) do Portugal dos figueirinhas.
  • (…) O Presidente eleito Donald Trump não anuncia o advento do fascismo. Ele anuncia o colapso do verniz que mascarava a corrupção dentro da classe dominante e a sua democracia fingida. Ele é o sintoma, não a doença. A perda de normas democráticas básicas começou muito antes de Trump, o que preparou o caminho para um totalitarismo americano. A desindustrialização, a desregulamentação, a austeridade, as corporações predatórias sem controlo, incluindo a indústria dos cuidados de saúde, a vigilância em massa de todos os americanos, a desigualdade social, um sistema eleitoral que é atormentado por subornos legalizados, guerras intermináveis e fúteis, a maior população prisional do mundo, mas acima de tudo sentimentos de traição, estagnação e desespero, são uma mistura tóxica que culmina num ódio incómodo à classe dominante e às instituições que deformaram para servir exclusivamente os ricos e os poderosos. Os Democratas são tão culpados como os Republicanos. ‘Trump e o seu séquito de bilionários, generais, meia-lecas, fascistas cristãos, criminosos, racistas e depravados morais desempenham o papel do clã Snopes em alguns dos romances de William Faulkner’, escrevi em ‘America: A digressão de despedida’. ‘Os Snopes preencheram o vazio de poder do Sul decadente e tomaram impiedosamente o controlo das elites aristocráticas degeneradas, antigas proprietárias de escravos. Flem Snopes e a sua família alargada - que inclui um assassino, um pedófilo, um bígamo, um incendiário, um deficiente mental que copula com uma vaca e um parente que vende bilhetes para assistirem à bestialidade - são representações fictícias da escumalha agora elevada ao mais alto nível do governo federal. Encarnam a podridão moral desencadeada pelo capitalismo sem restrições’". Chris Hedges, How Fascism Came.

  • À medida que cada vez mais pessoas ricas se apressam a comprar e a construir abrigos anti-bombas, os especialistas sugerem que estes são pouco mais do que um mecanismo de defesa psicológico para pessoas ricas que querem sentir um pouco de controlo num mundo imprevisível. Fonte.
  • Um novo relatório da agência de investigação Snoop revela que a campanha do TikTok citada nos documentos desclassificados dos serviços secretos romenos como prova de interferência estrangeira - e usada como base para cancelar as eleições presidenciais - foi na verdade paga pelo Partido Nacional Liberal (PNL), o mesmo partido que apoiou o cancelamento das eleições! A campanha foi organizada por uma empresa de marketing chamada Kensington Communication, contratada pelo PNL (o partido no poder), que pagou à Kensington mais de 1 milhão de RON por ela (cerca de US $ 210.000). A Kensington utilizou então uma plataforma chamada FameUp para coordenar 130 influenciadores com guiões específicos e diretrizes de mensagens.

Sem comentários: