domingo, 29 de setembro de 2024

BICO CALADO

  • Dezenas de diplomatas abandonaram a Assembleia Geral da ONU antes do discurso do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na sexta-feira 27set2024.
  • O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, está a enfrentar pressões crescentes para se demitir, depois de um relatório ter revelado que ele enganou o Congresso sobre a obstrução de Israel à ajuda humanitária a Gaza. Blinken terá enganado o povo americano para manter o fluxo de armas dos EUA para Israel, apesar dos receios de que Israel esteja a cometer um genocídio em Gaza. O relatório detalha como Blinken contradisse as conclusões dos peritos do seu próprio departamento e da USAID num relatório de maio ao Congresso, afirmando que Israel não estava "a proibir ou a restringir o transporte ou a entrega de assistência humanitária dos EUA" a Gaza. Fonte.
  • Os EUA dão a Israel 8,7 mil milhões de dólares de ajuda militar para as operações em Gaza e no Líbano. Fonte.
  • Os EUA concederam a Israel 251,2 mil milhões de dólares em ajuda militar desde 1959. O que é digno de nota é o facto de, quando ajustado à inflação, o financiamento dos EUA ao colonialismo israelita ter sido muito consistente, independentemente de quem é o presidente. Israel é um posto avançado fundamental do império dos EUA. Como disse Biden, - "é o melhor investimento de 3 mil milhões de dólares que fazemos" - e acrescentou: "Se não existisse Israel, os Estados Unidos da América teriam de inventar um Israel para proteger os seus interesses na região; os Estados Unidos teriam de sair e inventar um Israel".
  • "Trump disse a Zelensky o que nenhum político ocidental se atreveria a dizer: que está lixado e, portanto, não está em posição de exigir nada. É um pedinte e os pedintes devem ser humildes. A arrogância está reservada aos poderosos.António Gil.
  • Antigo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal Melchior Moreira foi condenado a sete anos de prisão por 29 crimes, no âmbito da Operação Éter, relacionada com participação económica em negócio, por seis de falsificação de documentos, por recebimento indevido de vantagem e por dois crimes de peculato. O tribunal aplicou ainda à grande maioria dos restantes 20 arguidos singulares, incluindo o presidente do SC de Braga António Salvador e o ex-presidente do Vitória Sport Club Júlio Magalhães - ambos condenados por falsificação de documentos - penas até cinco anos de prisão, todas suspensas na sua execução por igual período. Fonte.

Sem comentários: