Google Maps janeiro 2022
- “Os Vereadores do PSD abstêm-se no ponto 13 - “Proposta de atribuição de subsídio à Companha “Vicking” para apoio à sua atividade de Arte Xávega”. Os Vereadores do PSD consideram que a Arte-Xávega deve ser apoiada, no que se refere a ações que conduzam à sua preservação e potencial turístico para o Concelho e só por isso se abstêm. No entanto, relativamente à atribuição deste subsídio, têm reservas quanto à sua legalidade, tendo em conta que o subsídio é para uma entidade com atividade económica privada. Ademais, não é dada nenhuma explicação quanto ao fim a que se destina o subsídio, nomeadamente, se é para renovação de equipamento, redes de pesca, EPI’s, entre outros. Também não é referido como seria normal, a indicação de eventuais contrapartidas para o Município, a exemplo ações turísticas. Apenas é mencionado que é para ajudar a preservar a última companha do Concelho. Ora, para além da Companha, existem os Caícos que também praticam Arte-Xávega e a quem também estão atribuídos espaços nos apoios de pesca. Porque não são atribuídos também apoios aos Caícos? Recorde-se que mantemos a dúvida quanto à sua legalidade, conforme referido a cima, ficando a dúvida se este apoio não será para pagar o barco que está instalado em frente à Câmara. Por último lamentamos que o processo apresentado pela Sra. Presidente seja muito pouco claro e apresente incorreções, que a menos de melhor esclarecimento, conduzem à sua nulidade. De acordo com os dados apurados e confirmados após a reunião de câmara, ficaram os Vereadores do PSD a saber que, a Companha Vicking não existe há muito tempo, tendo sido vendida ao Sr. Adelino dos Santos Ribeiro, pelo que o registo comunitário PRT 000024886 foi anulado. A Companha que existe chama-se “Rita e Carolina”, propriedade dos Srs. João Ventura e Adelino Ribeiro e com registo PRT 000024836/ PTDOU-114005L, confirmado através da DGRM-Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Por tudo o exposto, os Vereadores abstêm-se porque consideram que o apoio da Arte-Xávega é um assunto demasiado importante e lembram que em reunião de 9/6/2022, este mesmo Executivo do PS apresentou em reunião de Câmara uma proposta de Candidatura da Arte-Xávega de Espinho ao Inventário do Património Cultural Imaterial e até hoje nunca foi dado nenhum resultado dessa candidatura ou mesmo se ela chegou a ser feita. Pelo contrário o Executivo do PS opta por ações avulsas e sem consistência ou qualquer consolidação para um futuro sustentável da atividade, pelo que não podem assumir responsabilidades por processos desta natureza e com estas dúvidas, ficando à consideração do Executivo do PS o cabal esclarecimento e se for o caso, a devida correção da proposta”. Acta da reunião da CM de Espinho de 20 de maio de 2024.
- As forças de manutenção da paz da ONU no Haiti perfilharam centenas de crianças. O exército britânico treina no Quénia. Muitas mulheres dizem que os soldados as violaram e abandonaram os filhos que tiveram.
- Os patrões da banana Chiquita e os seus paramilitares contratados perdem em tribunal. Fonte.
- A Índia terá fornecido a Israel drones Hermes 900 avançados, bem como outros armamentos fabricados na cidade de Hyderabad. A fábrica, criada por Israel para fornecer estes drones ao exército indiano, converteu 20 deles especificamente para o exército israelita devido à escassez criada durante a guerra em fevereiro. A fábrica, uma joint venture entre a empresa de defesa israelita Elbit Systems e o consórcio do bilionário indiano Gautam Adani, é a primeira no mundo a produzir estes drones fora de Israel. Fonte.
Sem comentários:
Enviar um comentário