quarta-feira, 10 de abril de 2024

BICO CALADO


Clintralph_sa/Caters News
  • Diretor da Faculdade de Economia do Porto renuncia ao mandato de deputado após ser eleito nas listas da AD. António Larguesa Óscar Afonso, independente eleito nas listas da AD após ajudar a elaborar o programa eleitoral, não tomou posse como deputado. Catedrático vai continuar a liderar a FEP, cargo de dedicação exclusiva. Fonte.
  • “A guerra na Ucrânia faz parte da economia de guerra e da luta por matérias primas; ninguém tem o direito de dispor da vida de ninguém, quem é a favor da guerra que a faça, não manda os outros. À cabeça deve ir é Ursula von der Leyen ou Borrel, ou quem em Portugal – entre generais e dirigentes políticos – defende o SMO e se opõe a negociações de paz com a Rússia (mesmo com perdas). Devem ser corajosos e ir para o teatro de guerra, em vez de ficar em Bruxelas ou São Bento em lugar confortável e seguro a mandar outros para a carnificina. A ascensão de partidos como o Chega e outros da família dos neofascismo é parte essencial do delírio militarista que os partidos social democratas, verdes e conservadores têm apoiado na Europa para tentar recuperar as taxas de lucro com uma transição verde e digital que é de facto – a contrario da propaganda – um desastre ecológico e humano. 50 anos depois devemos dizer “Nem Mais um Euro para a Guerra”, todo o dinheiro público deve ser para serviços públicos, para cuidarmos uns dos outros.Raquel Varela.
  • O Departamento de Defesa da Austrália recusou um pedido de liberdade de informação sobre os pormenores de um negócio de armas com Israel, alegando que essa informação poderia prejudicar a posição internacional e a reputação da Austrália, o que sugere que os pormenores devem ser bastante condenáveis. Igualmente escandaloso é o facto de esta recusa ter sido feita, alegadamente, em consulta com o governo israelita. Andrew Greene, ABC.
 
  • O Reino Unido tem ajudado ativamente Israel a impor uma situação de fome em Gaza. Mas agora está a enviar 20.000 "Kits Dignidade" para os 1,2 milhões de mulheres e raparigas de Gaza, que incluem um frasco de champô para cuidar do cabelo e um apito para sua proteção - enquanto morrem à fome.
  • Porque é que diz passaporte britânico? Porque entre 1917 e 1948, eram súbditos britânicos, não palestinianos.

Sem comentários: