Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

BICO CALADO

 

  • “(...) Já alguém disse [Pinto Balsemão] que ‘o Marcelo’ é como um escorpião: a travessia do rio tinha sido longa e este acabou por não escapar à sua natureza. (...) Mas qual é afinal a natureza deste nosso escorpião? Para lá de todos os trajes mediáticos que vestiu ao longo da vida, para lá das questões de saúde mental, tantas vezes folclorizadas, Marcelo é um produto das suas origens familiares e ligações políticas de classe, do amigo Ricardo Salgado à CUF, cujo hospital mereceu a primeira visita presidencial, passando pelo sombrio Marco Galinha. (...)”. João Ropdrigues, 'O PROFESSOR MARCELO', O ESCORPIÃO - setenta e quatro.
  • “(...) 'Fazer o que nunca foi feito'? Ó Mariana Mortágua! Que foste tu e o teu partido fazer. Atiçaste as Fúrias! Ainda por cima uma blasfémia em que, com a mudança no tempo verbal, especificamente do pretérito perfeito composto do indicativo para o pretérito perfeito simples do indicativo, alteras o foco temporal da frase, indicas que o Senhor (Pedro Abrunhosa) foi impreciso na temporalidade do acto jamais feito. Tu já viste no que te meteste? Sabes as consequências? Olha, Mariana Mortágua, o filósofo e pedagogo brasileiro Paulo Freire atreveu-se em 1982, num texto sobre política educativa, a usar as exactas palavras que o Pedro Abrunhosa deu ao título da sua música em 2010 ('Fazer o que ainda não foi feito'), e sabes o que lhe aconteceu? Está morto! E desde 1997, uns 13 anos antes da música do Pedro Abrunhosa. Assim, incréus, se alcança o poder do Senhor. (…)” Serafim, Arranhadelas: ‘Abrunhosa, o Senhor da Palavra, e o triste fim de um plagiador’ - P1.
  • Há uma tradição de entrevista muito nossa, muito lusitana. A entrevista-encómio, bajulatória, cujo grau laudatório se mede com um simples engraxómetro. É uma técnica usada sobretudo com entrevistados que têm posições de prestígio ou poder - ou as poderão vir a ter. Pioneiro terá sido um grupo de intelectuais de Lisboa, conhecido também por "sociedade do elogio mútuo". A técnica foi evoluindo ao longo de século e meio, aperfeiçoada em inúmeras publicações, programas radiofónicos e televisivos no tempo da outra senhora. Fez uma transição harmoniosa e tranquila para o século XXI, sem sofrer qualquer efeito nocivo da síndroma vulgarmente designada por 'pensamento crítico'.” Miguel Szymanski.

  • Militares israelitas abatem palestinos a partir do interior de um carro de combate. Via Vanessa Beeley.
  • Centenas de britânicos juntaram-se às Forças de Defesa de Israel, que ocupam ilegalmente terras palestinas e mataram milhares de crianças em Gaza. Agora os advogados perguntam: o seu recrutamento é legal? PHIL MILLER, Declasssified UK.
  • Lula chama ao que se está passando em Gaza de genocídio, e compara a situação diretamente ao momento histórico ‘quando Hitler resolveu matar os judeus’: ‘Não é uma guerra entre soldados contra soldados, mas de um exército contra mulheres e crianças’. Fonte. Israel declara Lula da Silva 'persona non grata' após comparação com o Holocausto.

Sem comentários: