Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

BICO CALADO

  • O aumento dos gastos militares provocado pela guerra da Rússia contra a Ucrânia e pelo conflito Israel-Gaza ajudou o fabricante britânico de armas BAE Systems a registar lucros em 2023, com maior crescimento esperado em 2025. A empresa FTSE 100 obteve lucros subjacentes antes de juros e impostos de 2,7 mil milhões de libras em vendas recorde de 25,3 mil milhões de libras em 2023. Jasper Jolly, The Guardian.
  • “O genocídio em Gaza – ou mais precisamente o apoio ativo e prático das principais potências da NATO ao genocídio em Gaza – forçou-me a reavaliar os meus pontos de vista sobre a Ucrânia de uma forma mais simpática à narrativa russa. Em particular, fui complacente na minha atitude desdenhosa face ao argumento de que as potências ocidentais apoiariam a limpeza étnica e o massacre no Donbass por forças, incluindo algumas motivadas pela ideologia nazi. As mesmas potências que financiam e armam a Ucrânia financiam e armam um genocídio levado a cabo pelas forças supremacistas raciais israelitas em Gaza. É indiscutível que a minha crença em algum tipo de decência inerente ao sistema político ocidental era ingénua. Peço desculpas. (...) antes eu não acreditava que o Ocidente patrocinaria a limpeza étnica em massa e o ataque genocida ao Donbass por forças armadas ocidentais lideradas por nacionalistas ucranianos extremistas. Achei que o ‘Ocidente’ fosse mais civilizado do que isso. Tenho agora de encarar o facto de que estava errado sobre o caráter das potências da NATO.” Craig Murray.
  • “(...) Quem tem poder nesta sociedade tenderá a tornar invisível a situação de injustiça dos que são explorados, colocados fora da cidadania e da democracia. Com o racismo acontece a mesma coisa: aqueles que beneficiam dele tendem a não ver a situação de desigualdade gritante que existe na sociedade. Naturalizam-na, negando-a. (...)” Nuno Ramos de Almeida, Estranhos frutos – DN 25fev2024.
  • Uma intoxicação alimentar num hotel em Fátima provocou vómitos e diarreias em 22 turistas italianos. JN 25fev2024.

Sem comentários: