Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Bico calado

  • A nacionalidade israelita baseia-se na desumanização do palestino, do árabe, afirma Illan Pappé, entrevistado por João Biscaia para o Setenta e QuatroO historiador israelita diz que a chegada da extrema-direita ao poder em Israel era “inevitável”. Garante que os palestinos não procuram vingança, apenas a descolonização.
  • À medida que a violência aumenta em Israel e na Palestina, há uma crescente relação militar entre o Reino Unido e Israel, que tem sido apagada pelos media britânicos. O aprofundamento da aliança envolve o treino militar de Israel no Reino Unido para combate, exercícios conjuntos, negócios de armas, bem como cooperação de inteligência. MARK CURTIS, Declassified UK 15mai2021.
  • Se os ucranianos têm direito a defender-se, porque é que os Palestinos não o têm? DDN.

  • "Apesar de todas as desculpas e promessas, não estou convencida de que os políticos e os funcionários tenham aprendido verdadeiramente as lições de Windrush. Ainda há sinais de que a ação é motivada principalmente por preocupações de limitação de danos. Eis apenas um exemplo. Há um excelente filme sobre a experiência de Anthony Bryan, da autoria do seu irmão Stephen Thompson. Quando os media revelaram, em maio de 2020, que Anthony enfrentava graves problemas financeiros por ainda estar à espera do pagamento de uma indemnização pelas cinco semanas que passou em detenção de imigrantes e pelos anos de desemprego forçado, foi inesperadamente contactado por funcionários do Ministério do Interior e foi-lhe oferecido um pagamento provisório. Foi também informado de que Priti Patel gostaria de falar com ele por telefone, e os funcionários sugeriram que o gabinete dela lhe telefonaria uma hora antes da emissão do programa. Um e-mail do seu gabinete dizia que a Ministra do Interior "considera de importância vital ouvir diretamente os membros da comunidade afetados, como o Sr. Bryan". Anthony suspeitou que o súbito desejo da Ministra do Interior de falar com ele tinha mais a ver com a emissão do programa do que com uma verdadeira vontade de ouvir o que ele tinha para dizer, e recusou o telefonema." Amelia Gentleman, The Windrush betrayal – Guardian Faber 2019, pp 310-311. Trad. OLima.

Sem comentários: