sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Bico calado

  • Um site financiado pelo governo canadiano para um centro de uso seguro de drogas colocou cartazes que incentivavam as crianças a recolher agulhas de seringas usadas e entregá-las em troca de barras de chocolate. O cartaz dizia: "Tens agulhas? Queres chocolate? Por cada recipiente cheio de agulhas que nos trouxeres, ganhas uma barra de chocolate." Após protestos dos moradores, os cartazes foram retirados.
  • “Se o Benfica e o meu Braga fecharem negócio com os clubes russos esse dinheiro virá a pingar com o sangue das crianças que morrem todos os dias na Ucrânia. E muitas dessas crianças amavam o futebol.” Paulo Fonseca, citado por A Bola. "Onde andou Paulo Fonseca entre 2014 e 2022 quando os civis de Donetsk eram bombardeados e atacados com granadas? E quando eram marginalizados por falarem russo ou por serem de etnicidade russa? Paulo Fonseca estava em hotéis de 5 estrelas, rodeado de seguranças e a comer nos melhores restaurantes. A fazer juras de amor à mulher. Depois, foi para Roma. Mais do mesmo. E seguiu-se Lille, onde está até hoje. Mais do mesmo. Nem uma palavra para a população de Donetsk. À margem da realidade na agora República Popular de Donetsk, portanto. É muito bonito dar palmadas no peito pelo símbolo que se representa e sair pela porta pequena com uma indemnização de fazer inveja ao mais comum mortal. Mas representar o povo da cidade do clube que se representa e compreender a realidade destas pessoas não é para todos.” Alexandre Guerreiro.
  • O Guardian reporta casos de abuso sexual de mulheres ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia. O jornal cita a sargento Nadya Garan, que se queixa de um oficial que obrigou as mulheres sob seu comando a terem relações sexuais. Caso contrário, ameaçou mandar os maridos, que ali servem, "para a morte certa".
  • Quando Lord Byron tentou comprar uma menina de 12 anos. Daily JSTOR.
  • Cabo Verde, um Estado membro da CEDEAO, opõe-se a uma intervenção militar no Níger. "Temos todos que trabalhar para restaurar a ordem constitucional no Níger, mas de forma alguma através de uma intervenção militar ou de um conflito armado..." - José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde.
  • Número de sem-abrigo bate recorde nos EUA. The Wall Street Journal.
  • Pelo menos 5 oficiais militares treinados nos EUA foram nomeados para chefiar cinco das oito regiões do Níger. Nick Turse, The Intercept.

Sem comentários: