terça-feira, 20 de junho de 2023

Bico calado

  • Pinto Moreira indicado pela bancada do PSD para duas comissões [Defesa e Saúde] após retirada de confiança de Montenegro. Rui Pedro Antunes, Observador.
  • “Deus é um aperitivo que a tradição manda, a festa é o ritual que o corpo e os sentidos exigem. O bispo regressa com Deus ao Paço episcopal enquanto os estudantes vão fazer a digestão da hóstia em hectolitros de cerveja ou acabar no banco do Hospital em coma, espécie de êxtase místico provocado por excesso alcoólico.” Carlos Esperança, A bênção das pastas emCoimbra 18-06-2023.
  • Daniel Ellsberg (April 7, 1931 – June 16, 2023), denunciou os crimes do exército norte-americano no Vietname, nomeadamente o uso do agente laranja na destruição radical de florestas e contaminação de cursos de água. Militou contra a eventualidade de uma guerra nuclear.
  • Esta ligação leva-o diretamente ao texto integral de 150 páginas do recurso de Julian Assange para o Supremo Tribunal. Craig Murray.
  • Atiradores de elite israelitas disparam diretamente contra os jornalistas que cobrem a agressão israelita campo de refugiados de Jenin. Fonte.
  • A mensagem de vídeo do Presidente da Ucrânia no Parlamento suíço foi transmitida não durante a reunião principal, mas durante a pausa para o almoço, o que permitiu que todos os que não queriam ouvi-lo pudessem prosseguir calmamente as suas atividades. De acordo com o presidente da comissão parlamentar de política externa, Franz Grüter, Zelensky está a intrometer-se na política interna da Suíça, violando assim a sua soberania. Fonte.

  • “Em maio de 1962, os australianos foram informados de que uma "Equipa de Treino do Exército" ia para o Vietname, a "pedido" de um povo em guerra. Isto era falso. Um memorando do chefe da Divisão do Sudeste Asiático do Departamento de Assuntos Externos, Gordon Jockel, dizia: "Embora tenhamos sublinhado publicamente o facto de a nossa colaboração ter sido prestada em resposta a um convite do Governo do Vietname [do Sul], a nossa oferta foi, de facto, feita na sequência de um pedido do Governo dos Estados Unidos. Os australianos seriam "conselheiros" que forneceriam "instrução de guerra na selva" e "defesa de aldeias". Tudo soava bem e não havia confusão; o Vietname era, então, uma nota de rodapé. Por seu lado, o público australiano continuou sem saber a verdade de que muitos dos seus soldados no Vietname iam dirigir esquadrões de assassinos, que torturavam e assassinavam civis. Os australianos receberiam ordens da CIA e redigiriam relatórios que seriam ocultados ao exército australiano e ao governo australiano. Alistariam mercenários e vestir-se-iam com o uniforme do inimigo. Mais uma vez, estariam a travar uma guerra alheia, só que esta guerra seria secreta." John Pilger, A secret country (1989) – Vintage 1992, p 176.

Sem comentários: