quarta-feira, 17 de maio de 2023

Bico calado

  • O vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia e líder da concelhia do PS, Patrocínio Azevedo, é um dos sete detidos pela Polícia Judiciária durante as 55 buscas domiciliárias e não domiciliárias no âmbito da "operação Babel". Além da Câmara de Gaia, também a vereação de urbanismo da Câmara Municipal do Porto foi alvo de buscas, com dois funcionários detidos e a agência Lusa a noticiar que os inspetores apreenderam os telemóveis do vereador do urbanismo, Pedro Baganha, e de uma chefe de divisão do urbanismo. A operação centra-se na viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico em favor de promotores associados a projetos de elevada densidade e magnitude, "estando em causa interesses imobiliários na ordem dos 300 milhões de euros, mediante a oferta e aceitação de contrapartidas de cariz pecuniário". Esquerda.
  • “Os dois novos membros da NATO, a Suécia e a Finlândia, ficaram em primeiro e segundo lugares e Israel em terceiro. A BBC fez treze menções separadas à "Eurovisão" na sua página principal no sábado, com nove artigos. É realmente chocante a forma como um concurso de canções foi transformado num instrumento de propaganda orwelliana da política externa dos EUA, com os azuis e amarelos da Ucrânia a dominarem abertamente os procedimentos. Uma forma grosseira de popularizar a política catastrófica e ultra-violenta dos EUA.” Media Lens.
  • O Governo turco deteve uma equipa de eleitos espanhóis e de líderes da sociedade civil que se encontravam no dia das eleições numa cidade curda. Ryan Grim, The Intercept.
  • Entre 2019 e 2021, o governo dos Estados Unidos doou 48,9 milhões de pesos para a "guerra suja" do empresário Claudio X González Guajardo contra o governo de López Obrador. Informações da organização Mexicanos Contra a Corrupção e a Impunidade revelam que, na primeira metade do atual mandato de seis anos, este braço legal e mediático do também "líder moral" da aliança Va por México recebeu outros 122,9 milhões de pesos de opositores declarados do 4T: Kimberly Clark - de Claudio X González Laporte -, a Fundação Maelva - de Valentín Diez Morodo -, a Fundação Kaluz - de Antonio del Valle Perochena - e o Sistema de Observação da Segurança Cidadã - de Alejandro Joaquín Martí García -. Embora o MCCI insista que o seu presidente fundador não está a ditar a estratégia desde julho de 2020, a associação civil tem a mesma agenda política que González Guajardo. No período que antecedeu as eleições de 2023 e as eleições presidenciais de 2024, o grupo de reflexão de direita chegou a patrocinar uma campanha de assédio contra um dos filhos do presidente. Nancy Flores, Contra Línea.
  • «"Joe Biden podia ir para a cadeia e o The New York Times não diria a ninguém que ele já não era presidente." - Peter A. Golden. A realidade tornou-se tão elástica na América atual que se estica até um horizonte de eventos cósmicos nas profundezas da Twilight Zone, onde tudo é magicamente transformado no seu oposto. Veja-se a notícia do The New York Times de quinta-feira, segundo a qual a Comissão de Supervisão da Câmara não apresentou "nenhuma prova" nas suas revelações sobre as operações internacionais de branqueamento de capitais e extorsão da família Biden. Na verdade, a comissão revelou uma tonelada de documentação sob a forma de registos bancários que detalhavam exatamente como montes de dinheiro de países estrangeiros foram lavados e escorridos através de uma dúzia de empresas de fachada e desembolsados para todos os membros da família Biden até aos netos do presidente. O relatório preliminar da comissão foi preciso quanto às origens exatas do dinheiro, à sua viagem através do aparelho de branqueamento e aos proprietários das contas bancárias em que foi parar. Portanto: Não há provas de infração.» Jonathan Turley, ANR.
  • Israel e Montenegro assinaram um acordo de armamento no valor de 22 milhões de dólares no quartel-general militar de Kirya, em Telavive. A empresa israelita Elbit Systems, que vende armas às forças armadas israelitas utilizadas em ataques contra palestinianos, fornecerá sistemas de morteiros que podem ser montados em veículos blindados, bem como a formação de soldados e oficiais na Academia Elbit-IMI em Israel. MEM.

  • Em 14 de Maio de 1938, a equipa de futebol inglesa fez uma saudação nazi antes de um jogo em Berlim. A ordem foi dada pelo governo conservador de Neville Chamberlain, que tinha feito um pacto com Hitler quando grande parte da classe dirigente apoiava o fascismo. Fonte.

Sem comentários: