sexta-feira, 21 de abril de 2023

Bico calado

  • A advogada saudita Nouf Bint Ahmad apresentou uma queixa ao Ministério Público saudita contra Cristiano Ronaldo na sequência de um "acto escandaloso" dirigido aos fãs do clube rival Al-Hilal. MEM.
  • A Rússia acusou a Ucrânia de sabotar o negócio dos cereais do Mar Negro exigindo subornos aos armadores para registar novos navios e realizar inspeções a coberto de um acordo que as Nações Unidas esperam que possa atenuar uma crise alimentar global. Reuters. Via MEM.
  • A amnésia de Cavaco sobre as nomeações que fez nos seus três governos. Fonte.

  • "Filho e neto do grande Albert permanecem na pobreza abjeta - tal como cerca de 5.000 artistas aborígenes no Northern Territory, embora a sua arte tenha um valor de mercado estimado em 5 milhões de dólares. Em 1988, com a Austrália na moda nos Estados Unidos, a proprietária de uma galeria de Los Angeles visitou o Northern Teritory e levou arte aborígene no valor de 52.600 dólares para uma exposição especial. Também encomendou uma série de pinturas em casca de árvore, mas posteriormente cancelou a encomenda, queixando-se de que os preços dos artistas, entre $A60 e $A750 a peça, eram demasiado elevados. Quando a exposição de Los Angeles abriu, os seus preços atingiam os $A650.000. Artistas aborígenes como Reg Namatjira ganham uma média de $A700 por ano, o que não dá para subsistirem.» John Pilger, A secret country – Vintage 1989, pp 62-63.

Sem comentários: