quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Bico calado

  • Em 1938, a educadora de infância Helen Hulick vestiu calças para testemunhar num julgamento em Los Angeles. O juiz Arthur Guerin ficou horrorizado e reagendou o caso, instruindo-a a "regressar com um vestido". No dia seguinte, Hulick apareceu de novo com calças, declarando: "Vou defender os meus direitos...gosto de calças. Elas são confortáveis". Foi-lhe dada ordem de prisão. LATimes.
  • O Peru teve 7 presidentes em pouco mais de 6 anos, devido à constituição antidemocrática herdada dos tempos do ditador de extrema-direita Alberto Fujimori, apoiado pelos EUA. Esta linha temporal explica como e porque é que cada chefe de estado subiu e caiu tão rapidamente. Lee Foulkes e Ben Norton, Multipolarista.
  • Como as grandes empresas estão a lucrar com a inflação. A inflação está a fazer subir os preços dos alimentos. Para além da guerra na Ucrânia, uma causa essencial para o aumento dos preços é a ânsia das grandes empresas em obter lucro. Susanne Wixforth, IPS.

  • «As práticas britânicas de violência sistematizada deveriam ser expulsas do registo imperial. Nuvens de cinzas de documentos cobriram as cerimónias do Dia da Independência da Índia, mas elas iriam recuar em futuras saídas de fim de império. Não era que os agentes britânicos do império se desligassem da destruição de documentos em larga escala; pelo contrário, tal como a violência que infligiam às populações locais, tornavam-se melhores a encobri-los. À medida que a sua nação enfrentava o seu próprio "encontro com o destino" nos anos do pós-guerra, funcionários britânicos em todo o mundo embarcaram em processos de remoção e destruição de documentos que refletiam um governo de Guerra Fria cada vez mais secreto e moldavam ainda mais os mitos da benevolência e do triunfo imperial britânico.» Caroline Elkins, Legacy of Violence – a History of the British Empire. The Bodley Head/Penguin 2022, p 393.

Sem comentários: