sábado, 24 de dezembro de 2022

Bico calado

  • O Departamento de Justiça intentou uma ação judicial contra o Estado do Arizona e os seus altos funcionários por causa da instalação de centenas de contentores em  duplo empilhamento ao longo da fronteira do Estado com o México. O processo alega que o estado invadiu terras pertencentes e geridas pelo governo federal sem obter as licenças ou autorização necessárias. Os procuradores federais argumentaram que os contentores danificam as terras federais, ameaçam a segurança pública e impedem a capacidade da aplicação da lei federal de desempenhar as suas funções. O Departamento de Justiça pede ao tribunal que ordene ao Arizona que pare de instalar os contentores e os retire do Vale de San Rafael, bem como que declare que a ordem do governador Ducey viola a Constituição. MELISSA QUINN, CBS.
  • «Bem, houve uma mudança de perspetiva de última hora por parte dos Estados Unidos. Eles decidiram que era útil destruir o relacionamento da UE com o Catar. Porquê? Para que a UE não tivesse mais acesso ao gás liquefeito do Catar. É simples assim. A UE já não tem acesso ao gás da Rússia, nem do Irão, e agora do Catar. Os três maiores produtores mundiais.  Isto significa que a UE ficará absolutamente dependente do gás do quarto maior produtor mundial, ou seja os EUA. Gás que, diga-se de passagem, também é muito mais caro.» Adina de Souzy, in Réseau International.
  • Os EUA, por sugestão de Fauci, financiaram o Instituto Wuhan de Virologia na investigação do coronavírus na China entre 2014 e 2019. O financiamento foi feito através da EcoHealth Alliance, uma organização dirigida por Peter Daszak. Este pormenor é reforçado pelo antigo director interino da CIA Michael Morell que, em Abril de 2020, relatou ao Politico que se houvesse uma fuga do vírus de um laboratório Wuhan, os EUA deveriam assumir parte da culpa, uma vez que financiavam a investigação nesse laboratório através de subsídios governamentais. Paul D. Thacker, The Disinfornmation Chronicle.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fala após ter entregado uma bandeira nacional ucraniana à Presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, e à Vice-Presidente dos EUA, Kamala Harris, durante o seu discurso no Congresso dos EUA.

  • O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky visitou Washington D.C. para pedir mais dinheiro e para agradecer aos EUA o seu apoio na guerra por procuração da NATO contra a Rússia na Ucrânia. A indústria de armamento é a que mais tem beneficiado com guerra. Desde o início da guerra por procuração: o preço das ações da Lockheed Martin subiu 23%, do BAE Systems +37%, do Northrop Grumman +39%, da General Dynamics +15%. Também esta semana, o Congresso anunciou mais 44 mil milhões de dólares para a Ucrânia e o Pentágono decidiu enviar o sistema de mísseis antiaéreos Patriot da Raytheon. Os sistemas de lançamento Patriot custaram cerca de 10 milhões de dólares cada, com cada ronda a custar cerca de 4 milhões de dólares. Este último pacote de "ajuda" irá colocar as entregas dos EUA à Ucrânia em mais de 100 mil milhões de dólares desde fevereiro de 2022. MPN.

Sem comentários: