quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Espanha: Saragoça transforma parques de estacionamento em geradores de energia

  • Saragoça transforma parques de estacionamento em geradores de energia. Estes espaços urbanos servirão de centrais para o estabelecimento de comunidades auto-suficientes de energia. As comunidades serão constituídas por casas e empresas localizadas num raio de 500 metros de parques de estacionamento geradores de energia. Estima-se que, no total, mais de 18.000 residências poderão beneficiar desta iniciativa. TZVETOZAR VINCENT IOLOV, The Mayor.
  • O grupo de energia nuclear EDF anunciou um prejuízo de 32 mil milhões de euros devido a defeitos materiais e reparações atrasadas. Reuters/The Limited TimesEsta situação terá impactos no desenvolvimento do projeto da central britânica de Sizewell C acordado entre Boris Johson e Emmanuel Macron. CIARAN MCGRATH, Express.
  • Foi emitido um alerta de saúde pública após a descoberta de partículas radioactivas nocivas na área circundante da central nuclear de Dounreay, em Caithness, Escócia. A central foi encerrada em 1994, após quatro décadas de produção de eletricidade. O combustível gasto dos reatores, bem como de outros na Grã-Bretanha, foi então reciclado nas instalações de reprocessamento de Dounreay. O Governo escocês opõe-se à construção de novas centrais nucleares, tendo a de Hunterston B, em North Ayrshire, sido desativada no início deste ano. O encerramento foi antecipado após o registo de fissuras na proteção de grafite, encurtando a vida da instalação que deveria originalmente funcionar até 2023. A central de Torness, em East Lothian, onde também foram encontradas fissuras, está também prevista para fechar em 2028. Anna Savva, Scottish Daily Express.
  • O ministro do Ambiente do Gabão, Lee White, advertiu que o mundo só tomará medidas significativas sobre a crise climática quando as pessoas nos países ricos começarem a morrer em maior número devido aos seus impactos. "As promessas incumpridas de biliões de dólares para o financiamento da transição climática deixaram um 'sentimento de traição' antes desta Cimeira COP27", afirmou. Patrick Greenfield, The Guardian.
  • Os milhares de "downwinders" do sul do Utah - pessoas cujas famílias sofreram elevadas taxas de cancro atribuídas aos testes de armas nucleares dos EUA no deserto do Nevada nos anos 50 e 60 - poderão continuar a receber compensações federais. Estima-se que 60.000 pessoas foram expostas a precipitação radioactiva no sul do Utah, onde foram testadas armas nucleares, e grande parte da radiação foi enviada "a favor do vento" para o leste através dos ventos dominantes. O programa de indemnizações foi prolongado por mais dois anos. DAVID DEMILLE, The Spectrum.
  • Joe Biden ameaçou aplicar um novo imposto sobre as grandes companhias petrolíferas e de gás, a menos que aumentem a produção para reduzir o preço da gasolina na bomba. "Está na hora de estas empresas deixarem de se aproveitar da guerra, assumirem as suas responsabilidades para com este país, darem uma pausa ao povo americano e ainda se saírem muito bem", disse. Peter Baker, The New York Times.

Sem comentários: