domingo, 4 de setembro de 2022

Bico calado

  • A ONU agradeceu à Rússia ter impedido o ataque dos anfíbios ucranianos à central nuclear e ter mantido os inspectores da ONU em segurança. Militares ucranianos tentaram capturar a central nuclear com várias equipas anfíbias, mas o ataque foi esmagado pela reação russa. Fonte.
  • «(…) O SNS está preso por arames há muito e a culpa não é de Marta Temido. É de todos os governos que decidiram meter dinheiro em estradas, no BES, nas exigências para lá da troika, nos esforços de guerra, nas PPPs e em todos os arranjinhos que, neste país, fazem de sorvedouro de dinheiros públicos. Tal como os professores, os médicos e enfermeiros andam a ver a degradação das suas carreiras há mais de uma década. Quando os liberais usam frases-chavão, e afirmam que não podemos despejar dinheiro no SNS porque o problema é de gestão, o que eles verdadeiramente querem dizer é que não podemos despejar dinheiro no SNS porque devemos fazê-lo na direcção dos grupos privados de saúde. (…)» Tiago Franco, Página Um.
  • Macron foi à Argélia, antiga colónia de França, negociar a importação de gás. Foi mal recebido nas ruas. Eles não esqueceram os massacres infligidos durante 150 anos de ocupação. António Costa foi a Moçambique, antiga colónia de Portugal, negociar a importação de gás. Pediu desculpa pelo massacre de Wiriyamu em 16 de dezembro de 1972. Não falou no de Mueda em 16 de junho de 1960.
  • O governo das Ilhas Salomão disse aos EUA que vai decretar uma moratória aos navios da marinha que entrem nos seus portos. Reuters/The Globe&Mail.
  • Um dia antes do fim do seu mandato como Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet apelou ao governo israelita para que cumprisse as suas obrigações internacionais, nomeadamente para com o seu pessoal. Bachelet fez o seu comentário num comunicado de imprensa condenando o facto de Israel não conceder vistos ao pessoal das Nações Unidas para os Direitos Humanos, apesar de o seu gabinete ter funcionado no território palestiniano ocupado durante 26 anos. "Enquanto Estado membro da ONU, Israel deve cooperar de boa fé com a ONU e conceder aos seus funcionários os privilégios e imunidades necessários ao exercício independente das suas funções", sublinhou. Motasem A Dalloul, MEM.
  • Washington começou a recrutar "ciberguerreiros" para o exército. Fonte.
  • Há dias, durante os Jogos Guerreiros anuais do Departamento de Defesa, na Disney World em Orlando, Florida, o comediante Jon Stewart concedeu a um veterano militar ucraniano chamado Ihor Halushka o prémio "Heart of the Team" por "inspirar a sua equipa" com o seu "exemplo pessoal". Halushka foi membro do Batalhão neonazi Azov, armado pelos EUA e integrado na Guarda Nacional Ucraniana. O premiado ultra-nacionalista usou uma manga sobre o seu braço esquerdo na altura de receber o prémio, presumivelmente para encobrir a sua tatuagem nazi Sonnenrad, ou Black Sun. ALEXANDER RUBINSTEIN, The Grayzone.

Sem comentários: