- A bolsa ICE Futures Europe Ltd oferece um canal anónimo para o fornecimento de combustível russo à Europa para as empresas que recusaram comprá-lo à Rússia. Uma ferramenta especial permitirá despersonalizar o combustível russo, o que evitará boicotes e pressões públicas, mantendo-se ao mesmo tempo os lucros. Bloomberg.
- O estado a que isto chegou: Zelensky no Parlamento Português. António Garcia Pereira, NoticiasOnline, 21abr2022.
- As políticas de imigração de Joe Biden forçaram os refugiados a serem detidos, onde enfrentaram "horrendos abusos e maus-tratos", acusa um grupo de direitos. Baseado em cerca de 300 relatos individuais, o relatório, publicado pela Human Rights First, menciona ativistas, dissidentes, organizadores estudantis e outros que fogem à perseguição em dezenas de países, apenas para definharem durante meses nos centros de detenção dos EUA. Ryan Devereaux, The Intercept.
- «O filósofo grego Aristóteles era senhor de escravos. Thomas Jefferson, autor da Declaração de Independência dos Estados Unidos, segundo a qual todos os seres humanos nasceriam livres e com direitos iguais, também. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, foi dono de pelo menos seis cativos. O reverend John Newton, autor de “Amazing Grace”, um dos mais belos hinos evangélicos de todos os tempos, foi capitão de um navio negreiro. John Locke, pensador humanista responsável pelo conceito de liberdade na história moderna, era acionista da Royal African Company, criada com o único propósito de traficar escravos. John Brown, da família fundadora da Universidade Brown, na cidade de Providence, Rhode Island, hoje um grande centro norte-americano de estudos da escravidão, era traficante de cativos. No século XIX, até índios os Cherokees, nos Estados Unidos, tinham plantações de algodão cultivadas por africanos.» Laurentino Gomes, Escravidão – Porto Editora 2021, p 56.
Sem comentários:
Enviar um comentário