segunda-feira, 21 de março de 2022

Bico calado

Biden em 6 maio 1998: «Estava a sugerir que bombardeássemos Belgrado. Estava a sugerir que enviássemos pilotos americanos e explodíssemos todas as pontes sobre o Drina. Estava a sugerir que lhe retirássemos todos os abastecimentos de petróleo. Estava a sugerir acções muito específicas.» (sic). Video clip alargado (2'12), com várias intervenções de Biden sobre a implosão da Jugoslávia.

  • A partir de 2014, programa secreto de formação da CIA na Ucrânia ajudou Kyiv a preparar-se para a invasão russa. Zach Dorfman, Yahoo.
  • A historiadora belga Anne Morelli resumiu as principais técnicas de propaganda descritas no livro de Lord Ponsonby, 'Falsehood in War-time, Containing an Assortment of Lies Circulated Throughout the Nations During the Great War', publicado em 1928: (1) Não queremos guerra, estamos apenas a defender-nos; (2) O outro é o único responsável por esta guerra; (3) O líder do nosso adversário é mau e parece mau; (4) Estamos a defender uma causa nobre, não um interesse especial; (5) O inimigo está propositadamente a causar atrocidades; nós só cometemos erros; (6) O inimigo está a utilizar armas ilegais; (7) Temos muito poucas perdas, o inimigo tem perdas enormes; (8) Intelectuais e artistas apoiam a nossa causa; (9) A nossa causa é sagrada e (10) Aqueles que duvidam da nossa propaganda são traidores. Via Daily Kos.

«O corrupto juiz brasileiro que prendeu Lula em 2018 para o impedir de concorrer à presidência, trabalhou depois para Bolsonaro como Ministro da Justiça (apenas para deixar de acusar Bolsonaro de corrupção), concorre agora à presidência, acusando Bolsonaro e Lula de serem pró-Putin.» Glenn Greenwald.

Sem comentários: