sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Países Baixos: governo fomenta energia nuclear

  • Mais de 7 milhões de toneladas de esgotos não tratados são descarregados anualmente nos rios e mares da Irlanda do Norte. Mais de 3 milhões de toneladas de resíduos humanos não tratados foram despejados em toda a área metropolitana de Belfast, onde reside mais de um terço da população da Irlanda do Norte. Cerca de 200.000 toneladas de esgotos são descarregados anualmente na área de captação de Lough Neagh, responsável por 40% da água potável que abastece a Irlanda do Norte, e cerca de 250.000 toneladas por ano são despejadas perto das margens de Lough Erne em Fermanagh, perto da fronteira terrestre irlandesa. Os números representam médias de 20 anos de dados pluviométricos, agora divulgados pela ministra das infra-estruturas, Nichola Mallon. "A Irlanda do Norte já é a 12ª pior região do mundo em termos de perda de biodiversidade. Com cerca de 100 pontos na rede de esgotos da Irlanda do Norte atualmente acima da capacidade, a nossa rede de esgotos requer um investimento de pelo menos 2 mil milhões de libras esterlinas durante os próximos seis anos para a tornar sustentável e adequada ao fim a que se destina.” Um outro relatório sobre a qualidade global da água na Irlanda do Norte concluiu que nenhuma das suas vias navegáveis poderia ser considerada de boa saúde ao abrigo da directiva-quadro da água. O relatório de 2021 não especifica a fonte dos poluentes identificados. Mas os defensores do ambiente e os responsáveis dos rios da Irlanda do Norte associaram as conclusões aos derrames de esgotos e ao escoamento de chorume da agricultura intensiva. The Secret Market Report.
  • A EDF detetou falhas em condutas num sistema de segurança na sua central nuclear de Civaux, que foi encerrada, e vai fazer o mesmo à central de Chooz porque utilizou o mesmo tipo de reactores. Émilie Massemin, Reporterre.
  • O governo holandês colocou a energia nuclear no centro da sua política climática e energética. Não só vai prolongar a vida da única central nuclear do país, em funcionamento desde 1973 e que cobre 3% das necessidades eléctricas do país, como orçamentou cerca de 500 milhões de euros para a construção de duas novas nucleares até 2025. WNN.
  • Um consórcio de empresas chinesas vai construir um parque eólico de 84 megawatts no sudoeste da Bósnia, que será o maior no país, com um custo de cerca de 100 milhões de euros. Reuters.
  • Depois de esperar quase cinco anos pela resposta da Agência de Protecção Ambiental a uma petição solicitando a eliminação de uma lacuna regulamentar que se revelou mortal para as abelhas, a Pesticide Action Network North America e o Center for Food Safety avançaram om um processo exigindo que os funcionários tomem medidas imediatas para acabar com a utilização de pesticidas nocivos conhecidos como neónicos. Julia Conley.

Sem comentários: