segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Bico calado

Desdmond Tuto (1931-2021)

«Se fores neutral em situações de injustiça, é porque te puseste do lado do opressor. Se um elefante calcar a cauda de um rato e disseres que és neutro, o rato não apreciará a tua neutralidade.»

  • Em 2014, o Arcebispo Emérito Desmond Tutu escreveu um artigo exclusivo para o Haaretz intitulado ‘Este é o meu apelo ao Povo de Israel’. Nele defendia um boicote global a Israel e instava israelitas e palestinianos a olharem para além dos seus líderes para uma solução sustentável para a crise na Terra Santa: «Aqueles que continuam a fazer negócios com Israel, que contribuem para um sentimento de "normalidade" na sociedade israelita, estão a prestar um mau serviço ao povo de Israel e da Palestina. Estão a contribuir para a perpetuação de um status quo profundamente injusto.»
  • «Os insultos dirigidos a Portugal – um país que não conhece, nem sei se sabe onde fica e quantos admiradores cá tem - pelo avençado Navalny, mostra o gabarito da criatura. Se é isto que os “liberais” russos têm para opor a Putin, este pode ficar descansado. O cómico é ler o que Navalny disse sobre os comentadores televisivos portugueses ("Os apresentadores de televisão elogiam Putin pela sua luta contra a NATO enquanto espumam da boca. Um ciclo perfeito de hipocrisia e corrupção"). Hilariante. Ele nem sabe quanto por eles é amado e como vão ficar com o coração destroçado pelo desprezo a que o seu herói os vota. ‘Taditos… Nota: já agora, gostava de saber o que pensa o governo português do facto de o seu amado herói - e democrata de longa data - ter afirmado que "funcionários portugueses carregam malas de dinheiro" - de corrupção para atribuir a nacionalidade ao judeu sefardita Abramovich ( querem ver que Navalny, além outras excelsas virtudes, é antissemita?) JoséGabriel.
  • «(…) É-me completamente impossível responder a tão numerosas mensagens que me chegam, nem mesmo, e só, às que me desejam um santo natal, apesar de nascido com pecado original, logo lixiviado pela água benta do batismo que, 79 anos depois, ainda não sei distinguir da água vulgar. (…) Restam milhões de luzinhas a acender e a apagar no ciberespaço em árvores que viajam em sucessivos reenvios e aí vão ficar na memória de elefante da nuvem eletrónica, seja lá isso o que for.» Carlos Esperança.
  • Os doze escândalos reais envolvendo Juan Carlos I em 2021, apenas por uma questão de brevidade. Lucía Nistal, EP.
  • Ricardo Salles, enquanto ministro do Ambiente do Brasil, recebeu no seu gabinete empresários do setor madeireiro ligados a empresa investigada pela Polícia Federal. Os madeireiros foram pedir ajuda sobre a operação na Amazônia. Pública.
  • A insuspeitíssima Gallup entrevistou pessoas nas antigas repúblicas da União Soviética e concluiu que a maioria via o derrube da URSS como uma coisa má que os prejudicava e aos seus países, tornando as suas vidas mais difíceis. Neli Esipova e Julie Ray, Gallup.
  • O Arquivo de Segurança Nacional dos EUA publicou uma tranche de documentos inéditos, altamente reveladores, detalhando como o então Presidente russo Boris Ieltsin foi manipulado de forma consistente pelo seu homólogo americano Bill Clinton durante os meados da década de 1990, enquanto as promessas ousadas e falsas de uma "parceria estratégica" dos países se desvaneceram em nada.

Sem comentários: