segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Bico calado

  • Patrão do Correio da Manhã e acionistas do Observador com várias contas offshore. Paulo Fernandes, Alexandre Relvas, Filipe Botton, António Alvim Champalimaud e Pedro Almeida foram identificados como beneficiários de contas e empresas offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, Panamá ou Suíça. Todos consideram normal o recurso offshores. Paulo Fernandes, Relvas e Botton foram condecorados por Cavaco Silva. Esquerda.
  • Documentos revelam que o ditador italiano Benito Mussolino entrou na política em 1917 com a ajuda de 100 libras esterlinas de salário semanal da secreta britânica MI5. Tom Kington, The Guardian 13out2009.
  • A França vendeu 80 aviões de combate Rafale e 12 helicópteros aos Emiratos Árabes Unidos por 16 mil milhões de euros. Segundo a ministra da Defesa de Paris, Florence Parly, foi “um contrato histórico” que “cimenta uma parceria estratégica mais sólida do que nunca e contribui directamente para a estabilidade regional”. Sofia Lorena, Público 4dez2021.
  • “O fecho de fronteiras à África Austral imposto por vários países, após a descoberta da variante ómicron do vírus da covid-19 é uma espécie de novo ‘apartheid’ (...). Gostávamos que esses países tivessem sido tão ágeis, tão rápidos na distribuição equitativa das vacinas, como na decisão de fechar fronteiras”. Mia Couto, 1dez2021.
  • Os gigantes financeiros Barclays, RBS, HSBC e Credit Suisse foram multados em 344 milhões de euros pela participação em cartel. O quinto participante, o grupo suíço UBS, foi ilibado do pagamento de uma coima num total de 94 milhões de euros, dado ter sido o responsável pelas denúncias feitas à Comissão Europeia. Em causa está a troca de informações privilegiadas e a coordenação de planos de compra e venda de divisas por parte dos bancos, a qual acontecia numa sala de chat online denominada “Sterling Lads”. EC.

Sem comentários: