- Um grupo de dez países europeus - Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovénia, Finlândia, França, Hungria, Polónia, República Checa e Roménia -, exercem pressão sobre a Comissão Europeia para conceder à energia nuclear um rótulo "verde" ao abrigo da taxonomia financeira sustentável da UE, que funciona como um guia para investimentos amigos do clima. Recentemente, os Países Baixos ofereceram o seu apoio, enquanto a Suécia também falou favoravelmente sobre a energia nuclear. Kira Taylor, EurActiv.
- Após anos de apelos para acabar com a pouca vergonha do despejo de esgotos não tratados nos rios do Reino Unido, o governo foi forçado a dar meia volta após a divulgação de imagens de despejo no mar de esgotos não tratados. Captadas por um drone, as imagens registavam uma descarga que durou 49 horas. Não é o único caso: há 30 destas descargas só nos portos à volta redor da Ilha de Hayling. O governo finalmente cedeu à pressão mediática e admitiu que as companhias de água deviam ser forçadas por lei a reduzir as descargas de efluentes não tratados. Para cúmulo, soube-se que nos últimos 11 anos, enquanto os problemas de descarga de águas residuais em bruto aumentavam, as nove empresas de água inglesas distribuíam aos accionistas um total de 16,9 mil milhões de libras em dividendos, uma média anual de 1,4 mil milhões de libras. Sandra Laville e Helena Horton, The Guardian.
- A Exxon Mobil Corp continua concentrada nos hidrocarbonetos e planeia avançar com um projeto de gás natural liquefeito em Moçambique. "Estamos nos hidrocarbonetos há mais de 130 anos... é a parte central do nosso negócio e será por muito tempo", afirmou o Vice-Presidente Sénior da Exxon, Neil Chapman. Os comentários de Chapman vêm depois de um relatório segundo o qual a direcção da Exxon questionava a prossecução de vários grandes projetos de petróleo e gás, uma vez que os investidores apelam às empresas de combustíveis fósseis para que sejam mais conscientes dos custos e amigas do ambiente e da energia. Club of Mozambique.

Sem comentários:
Enviar um comentário