terça-feira, 22 de junho de 2021

Bico calado

  • Na Suécia, uma empresa privada de saúde entregou fraudulentamente a 100.000 pessoas certificados de que não tinham Covid sem que os seus testes tenham sido alguma vez analisados. Assim, as pessoas que tinham Covid não o sabiam e não procuraram tratamento, ou foram em viagens ao estrangeiro enquanto estavam infectadas. Aftonbladet. Via Christian Christensen.
  • No Reino Unido a moda pegou: mais 6 empresas que fizeram contratos com o governo de Boris Johnson sem qualquer tipo de concurso. Good Law project.
  • «’Não se vê na história universal nenhuma rebelião de escravos tão prolongada como a de Palmares. A de Espártaco, que abalou o sistema esclavagista mais importante da Antiguidade, durou dezoito meses’. Para a batalha final, a Coroa portuguesa mobilizou o maior exército conhecido até à muito posterior independência do Brasil. Pelo menos 10 mil pessoas defenderam a última fortaleza de Palmares; os sobreviventes foram degolados, atirados aos precipícios, vendidos aos mercadores do Rio de Janeiro e Buenos Aires. Dois anos depois, o chefe Zumbi, que os escravos consideravam imortal, não conseguiu escapar a uma traição. Encurralaram-no na selva e cortaram-lhe a cabeça. Mas as rebeliões continuaram. Não passaria muito tempo, até Bartolomeu Bueno do Prado regressar do Rio das Mortes com os seus troféus da vitória contra uma nova sublevação de escravos. Trazia 3 mil e novecentos pares de orelhas nos alforges dos cavalos.» Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina (1971) – Antígona 2017.

Sem comentários: