Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sábado, 27 de março de 2021

Bico calado

  • O uso de anúncios políticos online está a crescer rapidamente em todo o mundo. Estima-se que mais de US $ 3 mil milhões foram gastos em anúncios online apenas nas eleições de 2020 nos EUA. A publicidade online revolucionou a política, permitindo que os atores políticos se relacionassem com os seus eleitores, tornando a participação cívica mais eficiente e ajudando políticos menos convencionais e com menos recursos. Mas também está a colocar em risco a transparência e a responsabilidade no financiamento de campanhas políticas. O ultimo relatório da Transparency International destaca os problemas desencadeados quando as regulamentações ficam muito aquém da velocidade com que os anúncios online influenciam a política. Seis em 10 países no mundo não levantam restrições à publicidade política online. Em muitos países, grandes empresas de tecnologia como a Google e o Facebook permitem um alto grau de opacidade em anúncios políticos online, o que significa que muitas vezes não sabemos quem publica um anúncio, quem o paga ou a quem está a ser mostrado. Entre outras ameaças, isso abre a porta para à ingerência estrangeira nas eleições.
  •  «(…) Sempre depois dos acontecimentos, o professor toma posições insinuando que já delas estava convicto antes. Deste modo, parece ter sempre razão. Não é grande arte, mas é a dele. Marcelo é um presidente post factum. É como preencher no sábado o euromilhões de sexta-feira: não se ganha nada com isso senão, perante os ingénuos, a noção de infalibilidade. (…)» José Gabriel, FB.
  • «Nos últimos dias, EDP e Governo desdobram-se em comunicados acerca do negócio da venda de seis barragens ao consórcio Engie. Mas ambos deixam sem resposta a pergunta que mais conta: por que não pagou a EDP os 110 milhões que deve de Imposto de Selo sobre a venda?» Mariana Mortágua, Pergunta para 110 milhões de euros - JN 23mar2021.
  • «Na audição parlamentar, Pedro Nuno Santos indicou que Alfredo Casimiro pagou a aquisição da posição maioritária da Goundforce apenas cerca de 6 anos depois da compra. “Ele comprou a empresa em 2012 e pagou-a em duas tranches em 2018. Até 2015, já tinha recebido 5,4 milhões de comissão de gestão. Entre 2017 e 2018, porquehavia um litígio com a TAP e depois chegaram a acordo, foram mais 2,2 milhões. Até 2018, o senhor Alfredo Casimiro recebeu 7,6 milhões de euros e, fdepois de ter recebido 7,6 milhões, então pagou a empresa”, disse o ministro.» Ana Laranjeiro, JN 25mar2021.
  • O Papa Francisco ordenou cortes salariais para os cardeais e outros clérigos enquanto o Vaticano luta para equilibrar as suas contas durante a pandemia. Os cardeais verão o seu salário reduzido em 10% a partir de abril. BBC.
  • «Não auguro nada de bom, se a política continuar a apoiar-se no futebol (...) Estão a futebolizar a Política» Isto foi dito por António Oliveira em 2019. Dois anos depois aceitou ser candidato do PSD à Câmara de Gaia.

Sem comentários: