Bico calado
- Atletas da NBA, WNBA, Major League Baseball e Major League Soccer protagonizaram ações de protesto inéditas contra o racismo sistémico e a brutalidade policial, boicotando jogos na em resposta aos tiros disparados por um polícia contra um homem negro em Kenosha, Wisconsin. Marc Stein, NYTimes.
- Detido adolescente suspeito de ter matado duas pessoas nos protestos no Wisconsin, titula o Público de 27 de ago, em artigo não assinado. O adolescente, branco, armado em sniper, baleou mortalmente dois manifestantes e feriu outro. Foi preso no dia seguinte. Querem Justiça? Querem Democracia?
- A União Europeia suspendeu o trabalho das suas missões de treino militar e policial de 600 homens no Mali, na sequência de um golpe recente naquele país, admitindo ter treinado alguns dos responsáveis. «Algumas das principais figuras do golpe de estado ... desfrutaram de treino na Alemanha e em França", disse o ministro da Defesa alemão, Annegret Kramp-Karrenbauer, em Berlim. «Não treinamos exércitos para serem golpistas», disse o chefe de relações exteriores da UE, Josep Borrell. EUObserver. Segue-se processo de averiguações e tribunal militar?
- Estranha campanha esta de apoio das tribos Navajo a Trump quando não se consegue descobrir apoiantes reais, físicos, reporta Cindy Yurth, Navajo Times.
- O gás lacrimogénio produzido pela Defense Technology, filial da Safariland, inclui normalmente cromato de bário, pó de manganês, cromato de chumbo, nitrocelulose, óxido de ferro vermelho, pó de titânio, pó de zircónio, clorato de potássio, açúcar, carbonato de magnésio e clorobenzalmalononitrila. Dadas as enormes quantidades aplicadas dias seguidos, os resíduos terão sido arrastados pelos aguaceiros para a rede de pluviais e esgotos, o que poderá representar um perigo para a vida marinha. Porém, o gás lacrimogêneo pulverizado sobre manifestantes em Portland revelou conter outros compostos de metal considerados altamente tóxicos, admitem as autoridades. Latas lançadas pela polícia de choque tinham o rótulo da marca Instantaneous Blast CS, também fabricada pela subsidiária da Safariland, Defense Technology, mas com diferentes produtos químicos internos. A ficha de dados de segurança afirma que ele contém trióxido de diiron, óxido de magnésio, zinco metálico, perclorato de potássio, pó de alumínio, zircónio em pó e ditiocianato de chumbo, entre outros compostos metálicos. Mathew Rozsa, Salon.
Sem comentários:
Enviar um comentário