Recortes de notícias ambientais e outras que tais, com alguma crítica e reflexão. Sem publicidade e sem patrocínios públicos ou privados. Desde janeiro de 2004.
segunda-feira, 8 de junho de 2020
Bico calado
Estátua de Edward Colston derrubada por manifestantes do BLM em Bristol. Edward Colston (1636-1721) era um comerciante de escravos de Bristol cujos navios transportaram 84.000 homens, mulheres e crianças da África Ocidental para as Américas. 19.000 morreram durante as travessias. No entanto, em Bristol, a sua memória foi honrada por séculos. Depois de derrubada, a estátua foi lançada ao rio.
Suketu Mehta (1): «Um dia, nos anos 1980, o meu avô materno estava sentado num parque nos arredores de Londres. Um velhote britânico aproximou-se e, de dedo em riste, perguntou-lhe, “Porque estás aqui? Porque estás no meu país?” “ Porque somos os credores”, respondeu o meu avô, que nascera na Índia, trabalhara toda a vida no Quénia colonial e tinha-se aposentado em Londres. “Vocês tiraram toda a nossa riqueza, os nossos diamantes, e agora viemos cobrar”. O que o meu avô queria dizer é que nós estamos cá porque vocês estiveram lá.» Suketu Mehta, This land is our land – an immigrant’s manifesto – Penguin 2019.
Sem comentários:
Enviar um comentário