Foto: Valery Matytsin/Getty Images
- A Câmara Municipal de Ovar aprovou o prazo de cinco dias para a cessação da atividade da empresa que explora a central de betonagem para fabrico de betão pronto, na zona industrial de Ovar. Na sequência de recentes protestos populares, a autarquia de Ovar emitira um comunicado lembrando que o licenciamento solicitado em 2013 pela Central de Betonagem para Fabrico de Betão – António Branco Tavares & Filhos, Lda – ABTF não fora autorizado e que, tendo a empresa iniciado laboração mesmo assim, a câmara mandara encerrar a unidade em julho de 2017 – ordem «que não chegou a ser cumprida face à instauração [pela empresa] de uma providência cautelar que determinou a suspensão imediata da ordem camarária». Ovar News.
- Moradores de Fortes, em Ferreira do Alentejo, queixam-se da poluição e dos maus cheiros causados por uma fábrica de extração de óleo de bagaço de azeitona. As pessoas queixam-se ainda de problemas respiratórios, inflamações nos olhos e ardor na garganta, tendo algumas mudado de residência por terem problemas respiratórios e pulmonares graves. A população de Fortes já apresentou várias queixas a diversas entidades e a GNR levantou cinco autos de contraordenação à fábrica em janeiro de 2017 por várias infrações ambientais. DN.
- Barcelona inaugurou o primeiro aerogerador comunitário do sul da Europa. Implantado em Pujalt, Anoia, o projeto serve 500 famílias e foi possível através de uma parceria da Greenpeace com a Eolpop. Energias Renovables.
- A Procuradoria-Geral de Illinois vai processar o Ministério do Ambiente dos Estados Unidos por permitir que uma proposta da fábrica da Foxconn Technology Co Ltd no vizinho Wisconsin funcione sem controles rígidos de poluição. Reuters.
Sem comentários:
Enviar um comentário