Foto de Paulo Reis 6jun2017.
Portugal comprometeu-se a aumentar o espaço das áreas marinhas protegidas para 14% das zonas costeiras e marinhas sob jurisdição nacional. A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, ofereceu-se ainda para acolher o próximo encontro, em 2020.
Atualmente, as AMP ocupam cerca de 7% do território costeiro e marítimo sob jurisdição portuguesa, percentagem que a WWF Portugal garante ser de apenas 4,7.
Entretanto, a Alemanha e o seu banco nacional, o KfW Development Bank, lançaram o Blue Action Fund, com uma base de 24 milhões de euros. Só a Suécia contribui com 5,4 milhões.
Este fundo servirá para apoiar organizações não-governamentais em projetos para conservar os oceanos e os litorais, promovendo a salvaguarda da biodiversidade marinha, através da criação de novas áreas protegidas e a melhoria da gestão dos recursos existentes, e o uso sustentável da biodiversidade marinha na pesca, na aquicultura e no turismo.
Os projetos deverão ser apresentados até 3 de agosto de deste ano.
Por onde anda a nossa ministra do Mar, Ana Paula Vitorino?
Depois de ter recebido um prémio parece ter-se eclipsado.
É que não há maneira de a localizar por aqui.
Não me digam que as referências feitas por esta agência são patrocinadas e Portugal, ainda em convalescença da austeridade, não teve pedal…
Sem comentários:
Enviar um comentário