Ian Wood/The Orangutan's World/The Orangutan Foundation
- «António Mexia foi ministro das Obras Públicas no Governo de Santana Lopes (2004-2005), tendo nesse cargo dado os primeiros passos para o quadro legal dos CMEC, uma fonte de receita para a EDP. Um ano depois de deixar o Executivo, assumiu a presidência da EDP. Em 2007, já com o Governo de Sócrates e Manuel Pinho como ministro da Economia, os CMEC concretizam-se. Como presidente-executivo da elétrica, teve direito a uma remuneração bruta de milhões de euros em 2012 (8493 C /dia), valor que, no ano passado, caiu para dois milhões (5479 C por dia).» JN.
- Os presidente da EDP (António Mexia) e CEO da EDP Renováveis ( João Manso Neto ) foram constituidos arguidos no âmbito de uma investigação por suspeitas de corrupção ativa, corrupção passiva e participação económica em negócio». Visão 2jun2017.
- «De acordo com as notícias do fim-de-semana, houve 48 sócios portugueses da Deloitte (uma das quatro grandes consultoras internacionais) que, só num ano, receberam 53 milhões de euros em dividendos. O número em si já é astronómico, mas acresce que este dinheiro circulou por Malta, através de um complexo esquema de empresas, para chegar a Portugal tendo pago apenas 5% de imposto.» Mariana Mortágua in Animar em Malta – JN 30mai2017.
- A Autoridade Monetária de Singapura multou o Credit Suisse em 550 mil dólares por violações das leis anti lavagem de dinheiro relacionadas com um escândalo de corrupção no fundo malaio envolvendo empresas de fachada situadas nos EUA, na Suíça, em Hong Kong, no Luxemburgo e na Malásia. Dois banqueiros estão impedidos para sempre de negociar em Singapura. Quatro banqueiros foram detidos no âmbito deste megaprocesso e um outro da Goldman Sachs foi irradiado da praça financeira de Singapura. The Local.
- Os EUA multaram o Deutsche Bank em 41 milhões de dólares por falhas no controlo de lavagem de dinheiro. DW. O azar é a Alemanha não estar ao lado de estados como o Nebraska, a Florida e o Delaware.
- Apenas 30,7% dos fundos comunitários disponibilizados para o período 2014-1º trimestre.2017 foram utilizados, conclui estudo de Eugénio Rosa. A viagem dos argonautas.
- O atual sucesso económico português é obra de Passos Portas. «Isto não é lata, é alumínio», diz Rui Cardoso Martins in Os arautos da graça, O Fio da meada-Antena1 31mai2017.
Sem comentários:
Enviar um comentário